- Professor(a): Mario Luiz Neves de Azevedo
- Tutor(a): Thais Rosana Leite da Silva
Educação e Informática - 3175 - Turmas: 01, 31 e 32.
- Professor(a): Anair Altoe
Turma 1
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO |
PROGRAMA DE DISCIPLINA
Curso: |
PEDAGOGIA |
|||
Departamento: |
Departamento de Teoria e Prática da Educação |
|||
Centro: |
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes |
|||
COMPONENTE CURRICULAR |
||||
Nome: EDUCAÇÃO E INFORMÁTICA |
Código: 3175 |
|||
Carga Horária Total : 68 |
Periodicidade: EO1 |
Ano de Implantação: 2009 |
||
1. EMENTA |
||||
- Fundamentação pedagógica do uso do computador na Educação. ( Res.170/05-CEP).
|
||||
2. OBJETIVOS |
||||
- Possibilitar o conhecimento para compreensão e o uso do computador na educação; analisar o papel do professor no ambiente informatizado; estruturar metodologias para elaboração didática para uso do computador em sala de aula. (Res. 170/05-CEP).
|
||||
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
- A tecnologia na escola e o paradigma educacional em mudança; - Informática na Educação no ensino fundamental; - As abordagens do uso do computador na educação; - Implicações na formação docente para o ambiente informatizado.
|
4. REFERÊNCIAS
FAGUNDES, L.; SATO, L. S. & MAÇADA. D.L. Aprendizes do futuro: as inovações começaram! Coleção para a mudança: Informática na Educação. MEC, 1999.
FREIRE, P & PAPERT, S. FREIRE & PAPERT discutem a pedagogia dos tempos globais. Caderno de sábado, Jornal da Tarde – sábado – 20/01/1996.
MORAES, M. C. Informática educativa no Brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas. <www.edutecnet.com.br/edmcand.htm> Acesso em 14/11/1999
MORAN, J. M. et al. N. tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000
PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994, p 77-96.
Revista Teoria e P. da Educação – 6 (14): 469-481, Ed. EsP., 2003 – ISSN 1415-837X.
VALENTE, J. A. & Almeida, F. J de. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor.
<www.inf.ufsc.br/sbc-ie/revista/nr1/valente.htm> Acesso em 24/04/2000
VALENTE, J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999
APROVAÇÃO DO DEPARTAMENTO APROVAÇÃO DO COLEGIADO
11/12/2008
Turmas 1 e 31
PROGRAMA DE DISCIPLINA
Curso: |
PEDAGOGIA |
|||
Departamento: |
Departamento de Teoria e Prática da Educação |
|||
Centro: |
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes |
|||
COMPONENTE CURRICULAR |
||||
Nome: EDUCAÇÃO E INFORMÁTICA |
Código: 3175 |
|||
Carga Horária Total : 68 |
Periodicidade: EO1 |
Ano de Implantação: 2009 |
||
1. EMENTA |
||||
- Fundamentação pedagógica do uso do computador na Educação. ( Res.170/05-CEP).
|
||||
2. OBJETIVOS |
||||
- Possibilitar o conhecimento para compreensão e o uso do computador na educação; analisar o papel do professor no ambiente informatizado; estruturar metodologias para elaboração didática para uso do computador em sala de aula. (Res. 170/05-CEP).
|
||||
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
- A tecnologia na escola e o paradigma educacional em mudança; - Informática na Educação no ensino fundamental; - As abordagens do uso do computador na educação; - Implicações na formação docente para o ambiente informatizado.
|
4. REFERÊNCIAS
FAGUNDES, L.; SATO, L. S. & MAÇADA. D.L. Aprendizes do futuro: as inovações começaram! Coleção para a mudança: Informática na Educação. MEC, 1999.
FREIRE, P & PAPERT, S. FREIRE & PAPERT discutem a pedagogia dos tempos globais. Caderno de sábado, Jornal da Tarde – sábado – 20/01/1996.
MORAES, M. C. Informática educativa no Brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas. <www.edutecnet.com.br/edmcand.htm> Acesso em 14/11/1999
MORAN, J. M. et al. N. tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000
PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994, p 77-96.
Revista Teoria e P. da Educação – 6 (14): 469-481, Ed. EsP., 2003 – ISSN 1415-837X.
VALENTE, J. A. & Almeida, F. J de. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor.
<www.inf.ufsc.br/sbc-ie/revista/nr1/valente.htm> Acesso em 24/04/2000
VALENTE, J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999
- Professor(a): Erica Piovam de Ulhoa Cintra
EMENTA:
Fundamentação pedagógica do uso do computador na educação.
OBJETIVOS
Possibilitar o conhecimento para compreensão e o uso da computador na educação.
Analisar o papel do professor no ambiente informatizado.
Estruturar metodologias para elaboração didática para uso do computador em sala de aula.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A tecnologia na escola e o paradigma educacional em mudança.
Informática no ensino fundamental.
As abordagens do uso do computador na educação.
Implicações na formação docente para o ambiente informatizado.
- Professor(a): Ivone Pingoello
Educação e Informática - 3175 - Turma 01
- Professor(a): Rubiana Brasilio Santa Barbara
Ano letivo: 2019
Ementa: Fundamentação pedagógica do uso do computador na Educação. (Res.170/05-CEP)
- Professor(a): Rosangela Celia Faustino
EMENTA
Fundamentação pedagógica do uso do computador na educação.
OBJETIVOS
- Possibilitar o conhecimento para compreensão e o uso do computador na educação;
- Analisar o papel do professor no ambiente informatizado;
- Estruturar metodologias para elaboração didática para uso do computador em sala de aula.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- A tecnologia na escola e o paradigma educacional em mudança;
- Informática na educação no ensino fundamental;
- As abordagens do uso do computador na educação;
- Implicações na formação docente para o ambiente informatizado.
- Professor(a): Giselma Cecilia Serconek
Turma 32
Ementa: Fundamentação pedagógica do uso do computador na Educação (Res. 170/05 - CEP).
Objetivo: Possibilitar o conhecimento para compreensão e o uso do computador na educação; analisar o papel do professor no ambiente informatizado; estruturar metodologias para elaboração didática para uso do computador em sala de aula.
- Professor(a): Leila Pessoa da Costa
Ano letivo: 2018
- Professor(a): Ademir Quintilio Lazarini
Ano letivo: 2018
- Professor(a): Ademir Quintilio Lazarini
Educação e Novas Tecnologias - Turmas 01, 31 e 32
- Professor(a): Maria Luisa Furlan Costa
Educação e Novas Tecnologias - Turma 31
- Professor(a): Maria Luisa Furlan Costa
Educação e Novas Tecnologias - Turma 32
- Professor(a): Maria Luisa Furlan Costa
- Professor(a): Maria Luisa Furlan Costa
- Tutor(a): João Paulo Bittencourt
- Professor(a): Maria Luisa Furlan Costa
- Tutor(a): João Paulo Bittencourt
Ano letivo: 2018
Ementa: Mediações entre trabalho no capitalismo e prática social educacional. (Res. 100/2009-CI/CCH)
- Professor(a): Analice Czyzewski
5618 - Educação e Trabalho, para a turma 32.
Carga horária de 34 horas, sendo 10 práticas, presencial, e 24 horas teóricas.
(Res.: nº 100/2009-CI/CCH) .
- Professor(a): Mario Luiz Neves de Azevedo
5618 - Educação e Trabalho, para a turma 31.
Carga horária de 34 horas, sendo 10 práticas, presencial, e 24 horas teóricas.
(Res.: nº 100/2009-CI/CCH)
- Professor(a): Mario Luiz Neves de Azevedo
5618 - Educação e Trabalho, para a turma 01.
Carga horária de 34 horas, sendo 10 práticas, presencial, e 24 horas teóricas.
(Res.: nº 100/2009-CI/CCH)
- Professor(a): Mario Luiz Neves de Azevedo
Ano Letivo: 2017
Ementa: Mediações entre trabalho no capitalismo e prática social educacional. (Res. 100/2009-CI/CCH)
Estudos sobre a relação do Homem com o Trabalho e seu significado para a Educação.
Debates sobre a Educação Geral e a Educação Escolar na construção do Homem.
Análises sobre a formação do Homem como produtor de Capital e na formação do Homem enquanto agente de transformação do mundo.
- Professor(a): Marta Lucia Croce
Educação e Trabalho - Turma 32
- Professor(a): Amelia Kimiko Noma
Educação e Trabalho - Turma 31
- Professor(a): Amelia Kimiko Noma
Educação e Trabalho - Turma 01
- Professor(a): Amelia Kimiko Noma
Ano letivo: 2019
Ementa: Mediações entre trabalho no capitalismo e prática social educacional (Res. n. 100/2009-CI/CCH)
Ano letivo: 2019
Ementa: Mediações entre trabalho no capitalismo e prática social educacional (Res. n. 100/2009-CI/CCH)
- Professor(a): Eliana Claudia Navarro Koepsel
Educação e Trabalho - Turma 31
Ano Letivo de 2019
- Professor(a): Marta Lucia Croce
Ano letivo: 2018
Ementa: Análise semiótica de produções da mídia, arte e educação. (Res. 170/05-CEP)
- Professor(a): Regina Lucia Mesti
Ano letivo: 2018
Ementa: Análise semiótica de produções da mídia, arte e educação. (Res. 170/05-CEP)
- Professor(a): Regina Lucia Mesti
Ano letivo: 2018
Ementa: Análise semiótica de produções da mídia, arte e educação. (Res. 170/05-CEP)
- Professor(a): Regina Lucia Mesti
Ano letivo: 2020
Ementa: Análise semiótica de produções da mídia, arte e educação. (Res. 170/05-CEP)
- Professor(a): Regina Lucia Mesti
Ano letivo: 2020
Ementa: Análise semiótica de produções da mídia, arte e educação. (Res. 170/05-CEP)
- Professor(a): Regina Lucia Mesti
Ano letivo: 2020
Ementa: Análise semiótica de produções da mídia, arte e educação. (Res. 170/05-CEP)
- Professor(a): Regina Lucia Mesti
Ano letivo: 2019
Ementa: Análise semiótica de produções da mídia, arte e educação. (Res. 170/05-CEP)
- Professor(a): Regina Lucia Mesti
Ano letivo: 2019
Ementa: Análise semiótica de produções da mídia, arte e educação. (Res. 170/05-CEP)
- Professor(a): Regina Lucia Mesti
Ano letivo: 2019
Ementa: Análise semiótica de produções da mídia, arte e educação. (Res. 170/05-CEP)
- Professor(a): Regina Lucia Mesti
- Professor(a): Regina Lucia Mesti
- Professor(a): Regina Lucia Mesti
- Professor(a): Regina Lucia Mesti
Ano Letivo: 2018
Ementa: Aprofundar os diálogos entre as sociologias contemporâneas e a educação formal e não formal.
Compreender a contribuição dos teóricos da Sociologia para a Educação
- Professor(a): Flavio Rodrigues de Oliveira
Este curso no moodle compõe-se de duas disciplinas ministradas para a turma 01 do curso de Pedagogia,
turma 01, campus sede. As disciplinas são:
- Filosofia da Educação na antiguidade;
- Filosofia da Educação Medieval.
- Professor(a): Celio Juvenal Costa
Ano letivo: 2017
Ementa: Os clássicos da filosofia e os desdobramentos de seu pensamento na educação. (Res. 170/05-CEP)
Conteúdo curricular de Filosofia da Educação na Modernidade
- Professor(a): Mario Luiz Neves de Azevedo
Ano letivo: 2019
Ementa: Organização de práticas escolares artísticas junto a crianças da educação infantil e séries do Ensino Fundamental
- Professor(a): Debora Santos Porta Calefi Pereira
Ano letivo: 2018
Ementa: Referencias Teóricos-Metodológicos que subsidiam a formação e a ação docente na Educação Infantil.
- Professor(a): Flavio Rodrigues de Oliveira
Ano letivo: 2019
Ementa: Introdução ao estudo do teatro oriental e ocidental, relacionando as mais variadas manifestações teatrais e o contexto sócio-histórico em que cada uma surgiu, estabelecendo uma dialética entre literatura e sociedade.
OBJETIVOS
- Apresentar as origens orientais e ocidentais do teatro;
- Discutir o teatro grego pela tragédia e pela comédia;
- Pesquisar o teatro latino e a relação com o grego;
- Investigar aspectos relevantes do teatro medieval.
- Ampliar e problematizar as manifestações culturais e teatrais não-ocidentais;
- Professor(a): Andre Luis Rosa
Ementa - Educação, comunicação e processos de produção de sentido.
Objetivos - Apresentar a educação como processo comunicacional. Examinar as diferentes formas de comunicação, suas linguagens e produção de sentido. Analisar textos midiáticos, artísticos e educacionais.
Conteúdo Programático - Conceito e concepções de texto. Educação e semiótica: a relação entre aprendizagem e comunicação. As linguagens nos diversos textos. Leituras e produção de sentido.
- Professor(a): Simone de Souza
Turma 32
Ementa:
Educação, comunicação e processos de produção de sentido.
- Professor(a): Silvia Pereira Gonzaga de Moraes
Ano letivo: 2019
Ementa: Educação, comunicação e os processos de produção de sentido.
Disciplina 3139/32, Segunda Série, 68 h/a
- Professor(a): Ligiane Aparecida da Silva
Ano letivo: 2019
Ementa: Educação, comunicação e processos de produção de sentido.
TURMA 31
- Professor(a): Analice Czyzewski
- Professor(a): Marta Lucia Croce
Ementa: Educação, comunicação e os processos de produção de sentido.
Objetivos: Apresentar a educação como processo comunicacional; Examinar as diferentes formas de comunicação, suas linguagens e produção de sentido; Analisar textos midiáticos, artísticos e educacionais.
Conteúdo programático: Conceito e concepções de texto; Educação e Semiótica: a relação entre aprendizagem e comunicação; As linguagens nos textos; Leituras e produções de sentido.
- Professor(a): Daniela Polla
- Professor(a): Lucilene Lusia Adorno de Oliveira
Ano letivo: 2019
Ementa: Comunicação e os processos de produção de sentido. (Res. 192/2006-CEP)
APRESENTAR A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO COMUNICACIONAL; EXAMINAR AS DIFERENTES FORMAS DE COMUNICAÇÃO, SUAS LINGUAGENS E PRO DUÇÃO DE SENTIDO; ANALISAR TEXTOS MIDIÁTICOS, ARTÍSTICOS E EDUCACIONAIS.
- Professor(a): Kethlen Leite de Moura
Ano letivo: 2017
Ementa: Comunicação e os processos de produção de sentido. (Res. 170/05-CEP)
- Professor(a): Henrique Manoel da Silva
- Professor(a): Rozenilda Luz Oliveira de Matos
Ano letivo: 2017
Ementa: Comunicação e os processos de produção de sentido. (Res. 170/05-CEP)
Disciplina de Introdução à Educação e Comunicação (3139)
Curso Pedagogia - Campus Sede - 2º Série - Turma 31
- Professor(a): Rodrigo Bischoff Belli
- Professor(a): Rozenilda Luz Oliveira de Matos
Ano letivo: 2018
Ementa: Educação, comunicação e processos de produção de sentido.
- Professor(a): Ivana Guilherme Simili
Ano letivo: 2018
Ementa: Educação, comunicação e processos de produção de sentido.
- Professor(a): Ivana Guilherme Simili
Ano letivo: 2018
Ementa: Educação, comunicação e processos de produção de sentido.
- Professor(a): Ivana Guilherme Simili
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Vinicius Adriano de Freitas
Ano letivo: 2019
Ementa: Políticas públicas e gestão educacional com ênfase na identidade do pedagogo. (Res. 100/2009-CI/CCH)
- Professor(a): Eloiza Elena da Silva
Ano letivo: 2019
Ementa: Diversidade nos processos educativos. (Res. 170/05-CEP)
- Professor(a): Kiyomi Hirose
Ano letivo: 2019
Ementa: Diversidade nos processos educativos. (Res. 170/05-CEP)
Políticas, Gestão e Diversidade - Turma 31
- Professor(a): Aparecida Meire Calegari Falco
Ano letivo: 2019
Ementa: Diversidade nos processos educativos. (Res. 170/05-CEP)
- Professor(a): Jeinni Kelly Pereira Puziol
Ano letivo: 2019
Ementa: Diversidade nos processos educativos. (Res. 170/05-CEP)
Turma 32
Disciplina do Componente Curricular ( Semi-presencial) Política, Gestão e Diversidade - 34 H.a
- Professor(a): Aparecida Meire Calegari Falco
Problemas de Aprendizagem - Turma 01
- Professor(a): Solange Franci Raimundo Yaegashi
Projetos de Alfabetização e Letramento - T32
- Professor(a): Eloiza Amalia Bergo Sestito Silva
Disciplina do componente curricular do curso de Pedagogia.
- Professor(a): Aparecida Meire Calegari Falco
Ano Letivo: 2018
Emente: Temáticas contemporâneas da psicologia da educação presentes na prática pedagógica.
- Professor(a): Maria Terezinha Bellanda Galuch
Ano Letivo: 2017
Ementa: Temáticas contemporâneas da psicologia da educação presentes na prática pedagógica. (Res. 170/05-CEP)
- Professor(a): Aparecida Meire Calegari Falco
Disciplina: Psicologia da Educação: Temáticas da Vida Contemporânea - Prof. Paulo Rogério de Souza
Turma: 01
- Professor(a): Paulo Rogerio de Souza
3148/01
- Professor(a): Marcos Pereira Coelho
Turma 32
- Professor(a): Luane Maciel Freire
Turma 31 (3148/31)
- Professor(a): Marcos Pereira Coelho
Turma 01
- Professor(a): Luane Maciel Freire
3148 - Psicologia da Educação: Temáticas da Vida Contemporânea
Ementa: Temáticas contemporâneas da psicologia da educação presentes na prática pedagógica. (Res. 170/05-CEP)
Objetivos: Desenvolver estudos que possibilitem a compreensão e superação de situações discriminatórias e estereótipos baseados em diferenças étnicas, sociais, religiosas e sexuais. (Res. 170/05-CEP)
A disciplina será realizada com as turmas 01 - 2014, 31 - 2014 e 32 - 2014 do Curso de Pedagogia.
Professor Vinícius Stein.
- Professor(a): Vinicius Stein
Ano letivo: 2019
Ementa: Temáticas contemporâneas da psicologia da educação presentes na prática pedagógica. (Res. 170/05-CEP)
- Professor(a): Jeinni Kelly Pereira Puziol
3148/32
Disciplina componente do currículo do curso presencial de pedagogia - UEM
- Professor(a): Marcos Pereira Coelho
Ano Letivo: 2017
Ementa: Temáticas contemporâneas da psicologia da educação presentes na prática pedagógica. (Res. 170/05-CEP)
- Professor(a): Eloiza Elena da Silva
Turma 31
- Professor(a): Luane Maciel Freire