Curso de Graduação em Pedagogia

Educação e Informática - 3175 - Turmas: 01, 31 e 32.

Turma 1

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

PROGRAMA DE DISCIPLINA

Curso:

PEDAGOGIA

Departamento:

Departamento de Teoria e Prática da Educação

Centro:

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

COMPONENTE CURRICULAR

Nome: EDUCAÇÃO E INFORMÁTICA

Código: 3175

Carga Horária Total : 68

Periodicidade: EO1

Ano de Implantação: 2009

1. EMENTA

 

- Fundamentação pedagógica do uso do computador na Educação. ( Res.170/05-CEP).

 

2. OBJETIVOS

- Possibilitar o conhecimento para compreensão e o uso do computador na educação; analisar o papel do professor no ambiente informatizado; estruturar metodologias para elaboração didática para uso do computador em sala de aula. (Res. 170/05-CEP).

 

         

 

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- A tecnologia na escola e o paradigma educacional em mudança;

- Informática na Educação no ensino fundamental;

- As abordagens do uso do computador na educação;

- Implicações na formação docente para o ambiente informatizado.

 

4. REFERÊNCIAS     

FAGUNDES, L.; SATO, L. S. & MAÇADA. D.L. Aprendizes do futuro: as inovações começaram! Coleção para a mudança: Informática na Educação.  MEC, 1999.

FREIRE, P & PAPERT, S. FREIRE & PAPERT discutem a pedagogia dos tempos globais. Caderno de sábado, Jornal da Tarde – sábado – 20/01/1996.

MORAES, M. C. Informática educativa no Brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas. <www.edutecnet.com.br/edmcand.htm> Acesso em 14/11/1999

MORAN, J. M. et al. N. tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994, p 77-96.

Revista Teoria e P. da Educação – 6 (14): 469-481, Ed. EsP., 2003 – ISSN 1415-837X.

VALENTE, J. A. & Almeida, F. J de. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. 

<www.inf.ufsc.br/sbc-ie/revista/nr1/valente.htm> Acesso em 24/04/2000

VALENTE, J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999

 

APROVAÇÃO DO DEPARTAMENTO                           APROVAÇÃO DO COLEGIADO  

               11/12/2008

Turmas 1 e 31

PROGRAMA DE DISCIPLINA

Curso:

PEDAGOGIA

Departamento:

Departamento de Teoria e Prática da Educação

Centro:

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

COMPONENTE CURRICULAR

Nome: EDUCAÇÃO E INFORMÁTICA

Código: 3175

Carga Horária Total : 68

Periodicidade: EO1

Ano de Implantação: 2009

1. EMENTA

 

- Fundamentação pedagógica do uso do computador na Educação. ( Res.170/05-CEP).

 

2. OBJETIVOS

- Possibilitar o conhecimento para compreensão e o uso do computador na educação; analisar o papel do professor no ambiente informatizado; estruturar metodologias para elaboração didática para uso do computador em sala de aula. (Res. 170/05-CEP).

 

         

 

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- A tecnologia na escola e o paradigma educacional em mudança;

- Informática na Educação no ensino fundamental;

- As abordagens do uso do computador na educação;

- Implicações na formação docente para o ambiente informatizado.

 

4. REFERÊNCIAS     

FAGUNDES, L.; SATO, L. S. & MAÇADA. D.L. Aprendizes do futuro: as inovações começaram! Coleção para a mudança: Informática na Educação.  MEC, 1999.

FREIRE, P & PAPERT, S. FREIRE & PAPERT discutem a pedagogia dos tempos globais. Caderno de sábado, Jornal da Tarde – sábado – 20/01/1996.

MORAES, M. C. Informática educativa no Brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas. <www.edutecnet.com.br/edmcand.htm> Acesso em 14/11/1999

MORAN, J. M. et al. N. tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994, p 77-96.

Revista Teoria e P. da Educação – 6 (14): 469-481, Ed. EsP., 2003 – ISSN 1415-837X.

VALENTE, J. A. & Almeida, F. J de. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. 

<www.inf.ufsc.br/sbc-ie/revista/nr1/valente.htm> Acesso em 24/04/2000

VALENTE, J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999

 

EMENTA:

Fundamentação pedagógica do uso do computador na educação.

OBJETIVOS

Possibilitar o conhecimento para compreensão e o uso da computador na educação.

Analisar o papel do professor no ambiente informatizado.

Estruturar metodologias para elaboração didática para uso do computador em sala de aula.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A tecnologia na escola e o paradigma educacional em mudança.

Informática no ensino fundamental.

As abordagens do uso do computador na educação.

Implicações na formação docente para o ambiente informatizado.

Educação e Informática - 3175 - Turma 01

Ano letivo: 2019

Ementa: Fundamentação pedagógica do uso do computador na Educação. (Res.170/05-CEP)

Texto  1 Informática Educativa no Brasil.pdfTexto 1 Informática Educativa no Brasil.pdf

EMENTA

Fundamentação pedagógica do uso do computador na educação.

OBJETIVOS

- Possibilitar o conhecimento para compreensão e o uso do computador na educação;

- Analisar o papel do professor no ambiente informatizado;

- Estruturar metodologias para elaboração didática para uso do computador em sala de aula.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- A tecnologia na escola e o paradigma educacional em mudança;

- Informática na educação no ensino fundamental;

- As abordagens do uso do computador na educação;

- Implicações na formação docente para o ambiente informatizado.

Turma 32

Ementa: Fundamentação pedagógica do uso do computador na Educação (Res. 170/05 - CEP).

Objetivo: Possibilitar o conhecimento para compreensão e o uso do computador na educação; analisar o papel do professor no ambiente informatizado; estruturar metodologias para elaboração didática para uso do computador em sala de aula.

Educação e Novas Tecnologias - Turmas 01, 31 e 32

Educação e Novas Tecnologias - Turma 31

Educação e Novas Tecnologias - Turma 32

Ano letivo: 2018

Ementa: Mediações entre trabalho no capitalismo e prática social educacional. (Res. 100/2009-CI/CCH)

5618 - Educação e Trabalho, para a turma 32.
Carga horária de 34 horas, sendo 10 práticas, presencial, e 24 horas teóricas.
(Res.: nº 100/2009-CI/CCH) .

5618 - Educação e Trabalho, para a turma 31.
Carga horária de 34 horas, sendo 10 práticas, presencial, e 24 horas teóricas.
(Res.: nº 100/2009-CI/CCH)

5618 - Educação e Trabalho, para a turma 01.
Carga horária de 34 horas, sendo 10 práticas, presencial, e 24 horas teóricas.
(Res.: nº 100/2009-CI/CCH)

Ano Letivo: 2017

Ementa: Mediações entre trabalho no capitalismo e prática social educacional. (Res. 100/2009-CI/CCH)

Estudos sobre a relação do Homem com o Trabalho e seu significado para a Educação.

Debates sobre a Educação Geral e a Educação Escolar na construção do Homem.

Análises sobre a formação do Homem como produtor de Capital e na formação do Homem enquanto agente de transformação do mundo.

Educação e Trabalho - Turma 32

Educação e Trabalho - Turma 31

Educação e Trabalho - Turma 01

Ano letivo: 2019

Ementa: Mediações entre trabalho no capitalismo e prática social educacional (Res. n. 100/2009-CI/CCH)

Ano letivo: 2019

Ementa: Mediaçõeentre trabalho no capitalismo e prática social educacional (Res. n. 100/2009-CI/CCH)

Educação e Trabalho - Turma 31 

Ano Letivo de 2019

Ano letivo: 2018

Ementa: Análise semiótica de produções da mídia, arte e educação. (Res. 170/05-CEP)

Ano letivo: 2018

Ementa: Análise semiótica de produções da mídia, arte e educação. (Res. 170/05-CEP)

Ano letivo: 2018

Ementa: Análise semiótica de produções da mídia, arte e educação. (Res. 170/05-CEP)

Ano letivo: 2020

Ementa: Análise semiótica de produções da mídiaarte e educação. (Res. 170/05-CEP)

Ano letivo: 2020

Ementa: Análise semiótica de produções da mídiaarte e educação. (Res. 170/05-CEP)

Ano letivo: 2020

Ementa: Análise semiótica de produções da mídiaarte e educação. (Res. 170/05-CEP)

Ano letivo: 2019

Ementa: Análise semiótica de produções da mídia, arte e educação. (Res. 170/05-CEP)

Ano letivo: 2019

Ementa: Análise semiótica de produções da mídia, arte e educação. (Res. 170/05-CEP)

Ano letivo: 2019

Ementa: Análise semiótica de produções da mídia, arte e educação. (Res. 170/05-CEP)

Ano Letivo: 2018

Ementa: Aprofundar os diálogos entre as sociologias contemporâneas e a educação formal e não formal.

Compreender a contribuição dos teóricos da Sociologia para a Educação 

Este curso no moodle compõe-se de duas disciplinas ministradas para a turma 01 do curso de Pedagogia, 

turma 01, campus sede. As disciplinas são: 

- Filosofia da Educação na antiguidade;

- Filosofia da Educação Medieval.

Ano letivo: 2017

Ementa: Os clássicos da filosofia e os desdobramentos de seu pensamento na educação. (Res. 170/05-CEP)

Conteúdo curricular de Filosofia da Educação na Modernidade

Ano letivo: 2019

Ementa: Organização de práticas escolares artísticas junto a crianças da educação infantil e séries do Ensino Fundamental

Ano letivo: 2018

Ementa: Referencias Teóricos-Metodológicos que subsidiam a formação e a ação docente na Educação Infantil.

Ano letivo: 2019

Ementa: Introdução ao estudo do teatro oriental e ocidental, relacionando as mais variadas manifestações teatrais e o contexto sócio-histórico em que cada uma surgiu, estabelecendo uma dialética entre literatura e sociedade.

OBJETIVOS

  1. Apresentar as origens orientais e ocidentais do teatro;
  2. Discutir o teatro grego pela tragédia e pela comédia;
  3. Pesquisar o teatro latino e a relação com o grego;
  4. Investigar aspectos relevantes do teatro medieval.
  5. Ampliar e problematizar as manifestações culturais e teatrais não-ocidentais;

 

 

Ementa - Educação, comunicação e processos de produção de sentido.

Objetivos - Apresentar a educação como processo comunicacional. Examinar as diferentes formas de comunicação, suas linguagens e produção de sentido. Analisar textos midiáticos, artísticos e educacionais.

Conteúdo Programático - Conceito e concepções de texto. Educação e semiótica: a relação entre aprendizagem e comunicação. As linguagens nos diversos textos. Leituras e produção de sentido.

Turma 32

Ementa:

Educação, comunicação e processos de produção de sentido.

 

 

Ano letivo: 2019

Ementa: Educação, comunicação e os processos de produção de sentido.

Disciplina 3139/32, Segunda Série, 68 h/a

Ano letivo: 2019

Ementa: Educaçãocomunicação e processos de produção de sentido.

TURMA 31 

Ementa: Educação, comunicação e os processos de produção de sentido.

Objetivos: Apresentar a educação como processo comunicacional; Examinar as diferentes formas de comunicação, suas linguagens e produção de sentido; Analisar textos midiáticos, artísticos e educacionais.

Conteúdo programático: Conceito e concepções de texto; Educação e Semiótica: a relação entre aprendizagem e comunicação; As linguagens nos textos; Leituras e produções de sentido.

Mídias e Pedagogias Culturais.pdfMídias e Pedagogias Culturais.pdf

Ano letivo: 2019

EmentaComunicação e os processos de produção de sentido. (Res. 192/2006-CEP)

APRESENTAR A EDUCAÇÃO COMO PROCESSO COMUNICACIONAL; EXAMINAR AS DIFERENTES FORMAS DE COMUNICAÇÃO, SUAS LINGUAGENS E PRO DUÇÃO DE SENTIDO; ANALISAR TEXTOS MIDIÁTICOS, ARTÍSTICOS E EDUCACIONAIS.

Ano letivo: 2017

Ementa: Comunicação e os processos de produção de sentido. (Res. 170/05-CEP)

Ano letivo: 2017

Ementa: Comunicação e os processos de produção de sentido. (Res. 170/05-CEP)

Disciplina de Introdução à Educação e Comunicação (3139)

Curso Pedagogia - Campus Sede - 2º Série - Turma 31

Ano letivo: 2018

Ementa: Educação, comunicação e processos de produção de sentido.

Ano letivo: 2018

Ementa: Educação, comunicação e processos de produção de sentido.

Ano letivo: 2018

Ementa: Educação, comunicação e processos de produção de sentido.

Ano letivo: 2019

Ementa: Políticas públicas e gestão educacional com ênfase na identidade do pedagogo. (Res. 100/2009-CI/CCH)

ementa e programa.pdfementa e programa.pdf

Ano letivo: 2019

Ementa: Diversidade nos processos educativos. (Res. 170/05-CEP)

Ano letivo: 2019

Ementa: Diversidade nos processos educativos. (Res. 170/05-CEP)

Políticas, Gestão e Diversidade - Turma 31

Ano letivo: 2019

Ementa: Diversidade nos processos educativos. (Res. 170/05-CEP)

Ano letivo: 2019

Ementa: Diversidade nos processos educativos. (Res. 170/05-CEP)

Turma 32

Disciplina do Componente Curricular ( Semi-presencial) Política, Gestão e Diversidade - 34 H.a

Problemas de Aprendizagem - Turma 01

Projetos de Alfabetização e Letramento - T32

Disciplina do componente curricular do curso de Pedagogia.

Ano Letivo: 2018

Emente: Temáticas contemporâneas da psicologia da educação presentes na prática pedagógica.

Ano Letivo: 2017

Ementa: Temáticas contemporâneas da psicologia da educação presentes na prática pedagógica. (Res. 170/05-CEP)

Disciplina: Psicologia da Educação: Temáticas da Vida Contemporânea - Prof. Paulo Rogério de Souza

Turma: 01

3148 - Psicologia da Educação: Temáticas da Vida Contemporânea

Ementa: Temáticas contemporâneas da psicologia da educação presentes na prática pedagógica. (Res. 170/05-CEP)

Objetivos: Desenvolver estudos que possibilitem a compreensão e superação de situações discriminatórias e estereótipos baseados em diferenças étnicas, sociais, religiosas e sexuais. (Res. 170/05-CEP)

A disciplina será realizada com as turmas 01 - 2014, 31 - 2014 e 32 - 2014 do Curso de Pedagogia.

Professor Vinícius Stein.

Ano letivo: 2019

Ementa: Temáticas contemporâneas da psicologia da educação presentes na prática pedagógica. (Res. 170/05-CEP)

3148/32 

Disciplina componente do currículo do curso presencial de pedagogia - UEM

Ano Letivo: 2017

Ementa: Temáticas contemporâneas da psicologia da educação presentes na prática pedagógica. (Res. 170/05-CEP)