- Professor(a): Lucas Cesar Frediani Sant Ana
- Professor(a): Patricia de Sousa
- Professor(a): Lucas Cesar Frediani Sant Ana
- Professor(a): Patricia de Sousa
- Professor(a): Carlos Roberto Bernardes de Souza Junior
- Professor(a): Helena Rizzatti Fonseca
- Tutor(a): Alexandra Albertine Martins Miyamoto Sibin
- Professor(a): Carlos Roberto Bernardes de Souza Junior
- Professor(a): Helena Rizzatti Fonseca
- Tutor(a): Alexandra Albertine Martins Miyamoto Sibin
- Professor(a): Leia de Andrade
1. EMENTA
Aplicação da biogeografia aos estudos da paisagem geográfica
2. OBJETIVOS
Orientar e uniformizar metodologias específicas nos estudos fitogeográficos; capacitar para a avaliação da dinâmica da fauna.
- Professor(a): Maria Eugenia Moreira Costa Ferreira
* Leitura teórica, resolução de questões e/ou seminários;
Segunda parte:
- Professor(a): Otavio Cristiano Montanher
Ano letivo: 2019
Ementa: Origem e evolução da cartografia temática; representação gráfica; construção, leitura e interpretação de produtos cartográficos. (Res. 168/2005-CEP)
- Professor(a): Everton Hafemann Fragal
Ano Letivo: 2019
Ementa: Fundamentos meteorológicos do clima e suas relações com o espaço geográfico; Os ritmos climáticos e a aplicação dos estudos na produção e organização do espaço geográfico (Resolução n° 168/2005-CEP)
- Professor(a): Cintia Minaki
Ano letivo: 2020
Versa sobre desastres naturais e antrópicos que afetam a biocenose da Terra: vegetação e fauna e demais organismos orgânicos e que se reproduzem
- Professor(a): Maria Eugenia Moreira Costa Ferreira
Ano letivo: 2018
1. EMENTA: |
Evolução histórica do pensamento geográfico e conhecimento dos principais conceitos geográficos e categorias de análise.
|
2. OBJETIVOS: |
- Compreender as diferentes bases teóricas do pensamento geográfico; - Compreender como a Geografia evoluiu como ciência; - Apresentar os principais conceitos, princípios e categorias de análise da ciência geográfica. - Conhecer as principais tendências atuais do pensamento geográfico.
|
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
1. Evolução histórica do pensamento geográfico.
1.1. O conhecimento geográfico pré-científico da antiguidade aos naturalistas. 1.2. As bases da Geografia científica e os princípios da analogia e da diferenciação de paisagens. O conceito de paisagem de Humboldt. 1.3. O desenvolvimento da Geografia humana e o pensamento determinista de Ritter e Ratzel. 1.4. A geografia possibilista. A Geografia regional “regionalista” de Vidal de La Blache e os trabalhos monográficos sobre os lugares. 1.5. A Geografia regional e a síntese geográfica norte-americana de Hartshorne e a Geografia regional francesa. 1.6. A Geografia “ativa” de Pierre George e as bases da Geografia crítica. 1.7. A Geografia pragmática quantitativa norte-americana e a Geografia geossistêmica das escolas russa e francesa. 1.8. A Geografia crítica norte-americana e francesa.
2. Escolas e paradigmas contemporâneos da Geografia no Brasil e no mundo.
3. Discussão dos principais conceitos geográficos e das principais categorias de análise da Geografia: a paisagem, o território, a região, o espaço geográfico, o lugar.
4. Atividade de campo para aplicação de conteúdos.
|
2. OBJETIVOS: |
- Compreender as diferentes bases teóricas do pensamento geográfico; - Compreender como a Geografia evoluiu como ciência; - Apresentar os principais conceitos, princípios e categorias de análise da ciência geográfica. - Conhecer as principais tendências atuais do pensamento geográfico.
|
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
1. Evolução histórica do pensamento geográfico.
1.1. O conhecimento geográfico pré-científico da antiguidade aos naturalistas. 1.2. As bases da Geografia científica e os princípios da analogia e da diferenciação de paisagens. O conceito de paisagem de Humboldt. 1.3. O desenvolvimento da Geografia humana e o pensamento determinista de Ritter e Ratzel. 1.4. A geografia possibilista. A Geografia regional “regionalista” de Vidal de La Blache e os trabalhos monográficos sobre os lugares. 1.5. A Geografia regional e a síntese geográfica norte-americana de Hartshorne e a Geografia regional francesa. 1.6. A Geografia “ativa” de Pierre George e as bases da Geografia crítica. 1.7. A Geografia pragmática quantitativa norte-americana e a Geografia geossistêmica das escolas russa e francesa. 1.8. A Geografia crítica norte-americana e francesa.
2. Escolas e paradigmas contemporâneos da Geografia no Brasil e no mundo.
3. Discussão dos principais conceitos geográficos e das principais categorias de análise da Geografia: a paisagem, o território, a região, o espaço geográfico, o lugar.
4. Atividade de campo para aplicação de conteúdos.
|
- Professor(a): Maria Eugenia Moreira Costa Ferreira
Ano letivo: 2018
Ementa: Recursos didáticos aplicados a pesquisa e ao ensino de Geografia. (Res. 169/15 - CI/CCH).
- Professor(a): Everton Hafemann Fragal
Ano Letivo: 2017
1. EMENTA |
Conceito e potencialidade do geoprocessamento. Sistemas de Informações Geográficas. Fonte de dados. Aplicações na Geografia. (Res. nº169/15 – CI/CCH) |
2. OBJETIVOS |
Conhecer o conjunto de tecnologias para coleta, processamento, análise e disponibilização de informação com referência geográfica, e utilização de ferramentas dos Sistemas de Informações Geográficas na Geografia, contemplando tanto aspectos da Geografia Física e Humana. (Res. nº169/15 – CI/CCH) |
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
|
- Professor(a): Otavio Cristiano Montanher
Ano letivo: 2019
Ementa: Importância do Sensoriamento Remoto. Princípios Físicos em Sensoriamento Remoto. Comportamento espectral dos alvos. Sistema Sensores. Interpretação visual de dados. Noções básicas de processamento digital de imagens. (Res. 169/15 - CI/CCH)
- Professor(a): Everton Hafemann Fragal
Ano letivo: 2018
Ementa: Introdução ao PDI. Técnicas de pré-processamento. Realce. Segmentação e Classificação de imagens. Análise de resultados do PDI aplicado à Geografia. (Res. nº 169/15 – CI/CCH)
Objetivos: Apresentar aspectos teóricos e práticos relativos ao processamento de imagens, através de técnicas que possam ser aplicadas em estudos geográficos. (Res. nº 169/15 – CI/CCH)
- Professor(a): Everton Hafemann Fragal