1. EMENTA

Aplicação da biogeografia aos estudos da paisagem geográfica

2. OBJETIVOS

Orientar e uniformizar metodologias específicas nos estudos fitogeográficos; capacitar para a avaliação da dinâmica da fauna.

 
 
Ano Letivo: 2017
Esta disciplina possui a seguinte estrutura:
 
Primeira parte: Análise teórica das representações gráficas e linhas metodológicas da cartografia temática:
 
1.Teoria da Informação;
2.Cognição;
3.Visualização Cartográfica;
4.Semiologia Gráfica;

* Leitura teórica, resolução de questões e/ou seminários; 

Segunda parte:

1.Atividades práticas de desenvolvimento e aplicação de técnicas na elaboração de mapas temáticos.

Ano letivo: 2019

Ementa: Origem e evolução da cartografia temática; representação gráfica; construção, leitura e interpretação de produtos cartográficos. (Res. 168/2005-CEP)

Ano Letivo: 2019

Ementa: Fundamentos meteorológicos do clima e suas relações com o espaço geográfico; Os ritmos climáticos e a aplicação dos estudos na produção e organização do espaço geográfico (Resolução n° 168/2005-CEP)

Ano letivo: 2020

Versa sobre desastres naturais e antrópicos que afetam a biocenose da Terra: vegetação e fauna e demais organismos orgânicos e que se reproduzem

Ano letivo: 2018

1. EMENTA:

 

Evolução histórica do pensamento geográfico e conhecimento dos principais conceitos geográficos e categorias de análise.

 

2. OBJETIVOS:

 

- Compreender as diferentes bases teóricas do pensamento geográfico;

- Compreender como a Geografia evoluiu como ciência;

- Apresentar os principais conceitos, princípios e categorias de análise da ciência geográfica.

- Conhecer as principais tendências atuais do pensamento geográfico.

 

 

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

1. Evolução histórica do pensamento geográfico.

 

1.1. O conhecimento geográfico pré-científico da antiguidade aos naturalistas.

1.2.  As bases da Geografia científica e os princípios da analogia e da diferenciação de paisagens. O conceito de paisagem de Humboldt.

1.3. O desenvolvimento da Geografia humana e o pensamento determinista de Ritter e Ratzel.

1.4. A geografia possibilista. A Geografia regional “regionalista” de Vidal de La Blache e os trabalhos monográficos sobre os lugares.

1.5. A Geografia regional e a síntese geográfica norte-americana de Hartshorne e a Geografia regional francesa.

1.6. A Geografia “ativa” de Pierre George e as bases da Geografia crítica.

1.7. A Geografia pragmática quantitativa norte-americana e a Geografia geossistêmica das escolas russa e francesa.

1.8. A Geografia crítica norte-americana e francesa.

 

2. Escolas e paradigmas contemporâneos da Geografia no Brasil e no mundo.

 

3. Discussão dos principais conceitos geográficos e das principais categorias de análise da Geografia: a paisagem, o território, a região, o espaço geográfico, o lugar.

 

 4. Atividade de campo para aplicação de conteúdos.

 

2. OBJETIVOS:

 

- Compreender as diferentes bases teóricas do pensamento geográfico;

- Compreender como a Geografia evoluiu como ciência;

- Apresentar os principais conceitos, princípios e categorias de análise da ciência geográfica.

- Conhecer as principais tendências atuais do pensamento geográfico.

 

 

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

1. Evolução histórica do pensamento geográfico.

 

1.1. O conhecimento geográfico pré-científico da antiguidade aos naturalistas.

1.2.  As bases da Geografia científica e os princípios da analogia e da diferenciação de paisagens. O conceito de paisagem de Humboldt.

1.3. O desenvolvimento da Geografia humana e o pensamento determinista de Ritter e Ratzel.

1.4. A geografia possibilista. A Geografia regional “regionalista” de Vidal de La Blache e os trabalhos monográficos sobre os lugares.

1.5. A Geografia regional e a síntese geográfica norte-americana de Hartshorne e a Geografia regional francesa.

1.6. A Geografia “ativa” de Pierre George e as bases da Geografia crítica.

1.7. A Geografia pragmática quantitativa norte-americana e a Geografia geossistêmica das escolas russa e francesa.

1.8. A Geografia crítica norte-americana e francesa.

 

2. Escolas e paradigmas contemporâneos da Geografia no Brasil e no mundo.

 

3. Discussão dos principais conceitos geográficos e das principais categorias de análise da Geografia: a paisagem, o território, a região, o espaço geográfico, o lugar.

 

 4. Atividade de campo para aplicação de conteúdos.

 

Programa - História do Pensamento Geográfico.pdfPrograma - História do Pensamento Geográfico.pdf

Ano letivo: 2018

Ementa: Recursos didáticos aplicados a pesquisa e ao ensino de Geografia. (Res. 169/15 - CI/CCH).

Ano Letivo: 2017 

1. EMENTA

Conceito e potencialidade do geoprocessamento. Sistemas de Informações Geográficas. Fonte de dados. Aplicações na Geografia.

(Res. nº169/15 – CI/CCH)

2. OBJETIVOS

Conhecer o conjunto de tecnologias para coleta, processamento, análise e disponibilização de informação com referência geográfica, e utilização de ferramentas dos Sistemas de Informações Geográficas na Geografia, contemplando tanto aspectos da Geografia Física e Humana.

(Res. nº169/15 – CI/CCH)

 

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

  1. Definição e potencialidades dos Sistemas da Informação Geográfica
  2. Representação e estrutura de dados geográficos
  3. Georreferenciamento
  4. Modelagem de dados geográficos
  5. Softwares de SIG
  6. Aplicações de técnicas de geoprocessamento na geografia
  7. Produção de mapas temáticos

 

 

Ano letivo: 2019

Ementa: Importância do Sensoriamento Remoto. Princípios Físicos em Sensoriamento Remoto. Comportamento espectral dos alvos. Sistema Sensores. Interpretação visual de dados. Noções básicas de processamento digital de imagens. (Res. 169/15 - CI/CCH) 

Ano letivo: 2018

Ementa: Introdução ao PDI. Técnicas de pré-processamento. Realce. Segmentação e Classificação de imagens. Análise de resultados do PDI aplicado à Geografia. (Res. nº 169/15 – CI/CCH)

Objetivos: Apresentar aspectos teóricos e práticos relativos ao processamento de imagens, através de técnicas que possam ser aplicadas em estudos geográficos. (Res. nº 169/15 – CI/CCH)