Procedimentos metodológicos de coleta e análise de dados qualitativos em Educação Física.
- Professor(a): Carlos Herold Junior
- Professor(a): Debora de Mello Goncales Sant Ana
Ano letivo: 2019
Ementa: Conhecimento e inserção no Sistema Único de Saúde e suas interfaces, e trabalho em equipe interdisciplinar nas redes de atenção em saúde.
- Professor(a): Eliana Valeria Patussi
- Professor(a): Priscila Garcia Marques
A disciplina de Atividade Física para Populações Especiais apresenta a seguinte ementa:
Estudos das teorias e métodos que abordam diferentes alterações no corpo humano relacionado às populações especiais (gestação, hipertensos, diabéticos, obesos, cardíacos, doenças neuromusculares, sedentarismo) tendo como objeto de ação as atividades didáticas pedagógicas na Educação Física.
- Professor(a): Decio Roberto Calegari
Ano letivo: 2018
Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das Atividades Aquáticas. Res.108/15-CI/CCS
Turma: 9116-02
- Professor(a): Reginaldo Calado de Lima
Ano letivo: 2018
Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das Atividades Aquáticas. Res.108/15-CI/CCS
Turma: 9116-01
- Professor(a): Reginaldo Calado de Lima
Ano letivo: 2018
Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das Atividades Aquáticas. Res.108/15-CI/CCS
Turma: 9181-31
- Professor(a): Reginaldo Calado de Lima
Ano letivo: 2018
Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das Atividades Aquáticas. Res.108/15-CI/CCS
Turma: 9181-01
- Professor(a): Reginaldo Calado de Lima
Ementa: Organização estrutural e funcional das células. Atividades celulares relacionadas no exercício físico. (Res. 058/2008-CI/CCS)
- Professor(a): Luciana Andreia Borin de Carvalho
Análise da mecânica dos movimentos do corpo humano. Introdução à Biomecânica Experimental.
- Professor(a): Wendell Arthur Lopes
Ano letivo: 2018
Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos da Capoeira. (Res. 183/05-CEP)
Turma: 9199-01
Ano letivo: 2019
Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos da Capoeira. (Res. 183/05-CEP)
Turma: 9199-31
- Professor(a): Reginaldo Calado de Lima
Ano letivo: 2019
Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos da Capoeira. (Res. 183/05-CEP)
Turma: 9115-02
- Professor(a): Reginaldo Calado de Lima
Ano letivo: 2018
Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos da Capoeira. (Res. 183/05-CEP)
Turma: 9115-01
- Professor(a): Reginaldo Calado de Lima
Estudo da intervenção pedagógica em Educação Física escolar por meio da análise dos componentes da ação docente.
4.ano
- Professor(a): Carlos Herold Junior
Estudo da intervenção pedagógica em Educação Física escolar por meio da análise dos componentes da ação docente.
- Professor(a): Carlos Herold Junior
O curso é ministrado como disciplina do terceiro ano integral e quarto ano noturno do Curso de Licenciatura em Educação Física da UEM e tem por objetivo formar o futuro profissional para receber pessoas com deficiência em qualquer uma das manifestações corporais da Educação Física - escolar, desportiva, de lazer ou da saúde.
- Professor(a): Decio Roberto Calegari
Ano letivo: 2018
Ementa: Análise do ensino dos esportes individuais no cenário escolar: realidades das escolas públicas e das escolas particulares. Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e metodológicos relativos ao ensino do Atletismo.
Turma: 9171-31
- Professor(a): Reginaldo Calado de Lima
Ano letivo: 2018
Ementa: Análise do ensino dos esportes individuais no cenário escolar: realidades das escolas públicas e das escolas particulares. Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e metodológicos relativos ao ensino do Atletismo.
Turma: 9171-01
- Professor(a): Reginaldo Calado de Lima
Ano letivo: 2018
Ementa: Análise do ensino dos esportes individuais no cenário escolar: realidades das escolas públicas e das escolas particulares. Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e metodológicos relativos ao ensino do Atletismo.
Turma: 9103-02
- Professor(a): Reginaldo Calado de Lima
Ano letivo: 2018
Ementa: Análise do ensino dos esportes individuais no cenário escolar: realidades das escolas públicas e das escolas particulares. Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e metodológicos relativos ao ensino do Atletismo.
Turma: 9103-01
- Professor(a): Reginaldo Calado de Lima
Ano letivo: 2019
Ementa: Princípios pedagógicos e metodológicos para o ensino do Futsal dando ênfase no conhecimento de fundamentos técnico-táticos adequados para o processo de ensino-aprendizagem nas fases de iniciação, aquisição, especialização e aperfeiçoamento.
9138/01
- Professor(a): Paulo Henrique Borges
Ano letivo: 2019
Ementa: Princípios pedagógicos e metodológicos para o ensino do Futsal dando ênfase no conhecimento de fundamentos técnico-táticos adequados para o processo de ensino-aprendizagem nas fases de iniciação, aquisição, especialização e aperfeiçoamento.
- Professor(a): Paulo Henrique Borges
A disciplina de Gestão Esportiva foi criada para disponibilizar material, compartilhar informações e realizar tarefas que contribuam para a formação dos futuros Bacharéis em Educação Física da UEM.
- Professor(a): Decio Roberto Calegari
Ano letivo: 2019
Ementa: Estudo dos aspectos técnicos, táticos e regulamentares do handebol em nível básico e sua aplicação na Educação Física.(Res.108/15-CI/CCS).
9122/02
- Professor(a): Paulo Henrique Borges
Ano letivo: 2019
Ementa: Estudo dos aspectos técnicos, táticos e regulamentares do handebol em nível básico e sua aplicação na Educação Física. Res.108/15-CI/CCS
Turma: 9122-01
- Professor(a): Reginaldo Calado de Lima
Ano letivo: 2019
Ementa: Estudo dos aspectos técnicos, táticos e regulamentares do handebol em nível básico e sua aplicação na Educação Física.(Res.108/15-CI/CCS).
9190/31
- Professor(a): Paulo Henrique Borges
Ano letivo: 2019
Ementa: Estudo dos aspectos técnicos, táticos e regulamentares do handebol em nível básico e sua aplicação na Educação Física.Res.108/15-CI/CCS.
Turma: 9190-01
- Professor(a): Reginaldo Calado de Lima
- Professor(a): Dourivaldo Teixeira
Ano letivo: 2020
Ementa: Estudos acerca da intervenção profissional em Educação Física, por meio de análises do processo de formação profissional, dos campos de atuação e suas especificidades.
- Professor(a): Deisy de Oliveira Silva
Ano letivo: 2019
Ementa: Estudo das concepções e perspectivas pedagógicas que orientam o processo de ensinoaprendizagem dos esportes coletivos, das diferentes abordagens didático-pedagógicas, orientações conceituais e estilos de ensino, bem como o planejamento e estruturação de atividades e tarefas pedagógicas. (Res. 183/05-CEP)
Turma: 9109/02
- Professor(a): Paulo Henrique Borges
Ano letivo: 2019
Ementa: Estudo das concepções e perspectivas pedagógicas que orientam o processo de ensinoaprendizagem dos esportes coletivos, das diferentes abordagens didático-pedagógicas, orientações conceituais e estilos de ensino, bem como o planejamento e estruturação de atividades e tarefas pedagógicas. (Res. 183/05-CEP)
9177/01
- Professor(a): Paulo Henrique Borges
Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das lutas.
- Professor(a): Carlos Herold Junior
Conceitos de medidas e avaliação. Uso e interpretação da medida em Educação Física. Importância de medir e avaliar no contexto da Educação Física Escolar. Avaliação antropométrica do estado nutricional, princípios e aplicações. Avaliação da atividade física e da aptidão física. Avaliação de comportamentos e de fatores de risco para doenças crônico não transmissíveis.
- Professor(a): Wendell Arthur Lopes
Conceitos de alimentos e nutrientes. Importância e recomendações diárias das proteínas, carboidratos, lipídios, minerais e vitaminas. Benefícios da atividade física. Alimentação do atleta. Obtenção da energia em condições anaeróbias e aeróbias. Tipos de dietas durante os diferentes períodos de treinamento e na fase de competição. Hidratação do atleta. Crescimento muscular: aspectos nutricionais e hormonais. Suplementação nutricional na prática esportiva: aminoácidos de cadeia ramificada, glutamina, carnitina, creatina, hidroximetilbutirato, vitaminas antioxidantes, doping no esporte.
- Professor(a): Wendell Arthur Lopes
Ano letivo: 2020
Ementa: Estudo do processo de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas de esporte e lazer no Brasil.
9143
- Professor(a): Fernando Augusto Starepravo
Ano letivo: 2020
Ementa: Fundamentos técnicos e didático-pedagógicos da rítmica e expressão corporal na Educação Física.
CÓD. 9110 - TURMA 02
- Professor(a): Deisy de Oliveira Silva
Ano letivo: 2020
Ementa: Fundamentos técnicos e didático-pedagógicos da rítmica e expressão corporal na Educação Física.
- Professor(a): Deisy de Oliveira Silva
Ano letivo: 2019
Ementa: Estudos relacionados aos conhecimentos técnico-instrumentais, da cultura corporal, sobre ser e sociedade e biológicas no âmbito do bacharelado em Educação Física, por meio de análises integradas entre disciplinas, visando o processo de formação profissional, os campos de atuação e suas possibilidades de articulação em relação ao conteúdo do semestre para a primeira série. Res.108/15-CI/CCS
Turma: 9112-01
- Professor(a): Reginaldo Calado de Lima
Ano letivo: 2019
EMENTA: Significado e entendimento do jogo na sociedade capitalista, assim como suas relações com as categorias trabalho e educação (Res.108/15-CI/CCS).
Turma: 9128-01
- Professor(a): Reginaldo Calado de Lima
Ano letivo: 2017
- Professor(a): Reginaldo Calado de Lima
Ano letivo: 2017
- Professor(a): Reginaldo Calado de Lima
Ano letivo: 2017
- Professor(a): Reginaldo Calado de Lima
Ano letivo: 2019
Ementa:
9207/31
- Professor(a): Paulo Henrique Borges