Procedimentos metodológicos de coleta e análise de dados qualitativos em Educação Física.

Ano letivo: 2019

Ementa: Conhecimento e inserção no Sistema Único de Saúde e suas interfaces, e trabalho em equipe interdisciplinar nas redes de atenção em saúde.

A disciplina de Atividade Física para Populações Especiais apresenta a seguinte ementa:

Estudos das teorias e métodos que abordam diferentes alterações no corpo humano relacionado às populações especiais (gestação, hipertensos, diabéticos, obesos, cardíacos, doenças neuromusculares, sedentarismo) tendo como objeto de ação as atividades didáticas pedagógicas na Educação Física.

Ano letivo: 2018

Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das Atividades Aquáticas. Res.108/15-CI/CCS

Turma: 9116-02

Ano letivo: 2018

Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das Atividades Aquáticas. Res.108/15-CI/CCS

Turma: 9116-01

Ano letivo: 2018

Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das Atividades Aquáticas. Res.108/15-CI/CCS

Turma: 9181-31

Ano letivo: 2018

Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das Atividades Aquáticas. Res.108/15-CI/CCS

Turma: 9181-01

Curso de Biologia Celular e o Exercício Físico do Curso de Educação Física, 1o Ano.

Ementa: Organização estrutural e funcional das células. Atividades celulares relacionadas no exercício físico. (Res. 058/2008-CI/CCS)

Análise da mecânica dos movimentos do corpo humano. Introdução à Biomecânica Experimental.

Ano letivo: 2018

Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos da Capoeira. (Res. 183/05-CEP)

Turma: 9199-01

Ano letivo: 2019

Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos da Capoeira. (Res. 183/05-CEP)

Turma: 9199-31

Ano letivo: 2019

Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos da Capoeira. (Res. 183/05-CEP)

Turma: 9115-02

Ano letivo: 2018

Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos da Capoeira. (Res. 183/05-CEP)

Turma: 9115-01

Estudo da intervenção pedagógica em Educação Física escolar por meio da análise dos componentes da ação docente. 

4.ano

Estudo da intervenção pedagógica em Educação Física escolar por meio da análise dos componentes da ação docente.

 

O curso é ministrado como disciplina do terceiro ano integral e quarto ano noturno do Curso de Licenciatura em Educação Física da UEM e tem por objetivo formar o futuro profissional para receber pessoas com deficiência em qualquer uma das manifestações corporais da Educação Física - escolar, desportiva, de lazer ou da saúde.

Ano letivo: 2018

Ementa: Análise do ensino dos esportes individuais no cenário escolar: realidades das escolas públicas e das escolas particulares. Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e metodológicos relativos ao ensino do Atletismo.

Turma: 9171-31

Ano letivo: 2018

Ementa: Análise do ensino dos esportes individuais no cenário escolar: realidades das escolas públicas e das escolas particulares. Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e metodológicos relativos ao ensino do Atletismo.

Turma: 9171-01

Ano letivo: 2018

Ementa: Análise do ensino dos esportes individuais no cenário escolar: realidades das escolas públicas e das escolas particulares. Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e metodológicos relativos ao ensino do Atletismo.

Turma: 9103-02

Ano letivo: 2018

Ementa: Análise do ensino dos esportes individuais no cenário escolar: realidades das escolas públicas e das escolas particulares. Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e metodológicos relativos ao ensino do Atletismo.

Turma: 9103-01

Ano letivo: 2019

Ementa: Princípios pedagógicos e metodológicos para o ensino do Futsal dando ênfase no conhecimento de fundamentos técnico-táticos adequados para o processo de ensino-aprendizagem nas fases de iniciação, aquisição, especialização e aperfeiçoamento.

9138/01

Ano letivo: 2019

Ementa: Princípios pedagógicos e metodológicos para o ensino do Futsal dando ênfase no conhecimento de fundamentos técnico-táticos adequados para o processo de ensino-aprendizagem nas fases de iniciação, aquisição, especialização e aperfeiçoamento.

A disciplina de Gestão Esportiva foi criada para disponibilizar material, compartilhar informações e realizar tarefas que contribuam para a formação dos futuros Bacharéis em Educação Física da UEM.

Ano letivo: 2019

Ementa: Estudo dos aspectos técnicos, táticos e regulamentares do handebol em nível básico e sua aplicação na Educação Física.(Res.108/15-CI/CCS).

9122/02

Ano letivo: 2019

Ementa: Estudo dos aspectos técnicos, táticos e regulamentares do handebol em nível básico e sua aplicação na Educação Física. Res.108/15-CI/CCS 

Turma: 9122-01

Ano letivo: 2019

Ementa: Estudo dos aspectos técnicos, táticos e regulamentares do handebol em nível básico e sua aplicação na Educação Física.(Res.108/15-CI/CCS).

9190/31

Ano letivo: 2019

Ementa: Estudo dos aspectos técnicos, táticos e regulamentares do handebol em nível básico e sua aplicação na Educação Física.Res.108/15-CI/CCS.

Turma: 9190-01

Ano letivo: 2020

Ementa: Estudos acerca da intervenção profissional em Educação Física, por meio de análises do processo de formação profissional, dos campos de atuação e suas especificidades.

Ano letivo: 2019

Ementa: Estudo das concepções e perspectivas pedagógicas que orientam o processo de ensinoaprendizagem dos esportes coletivos, das diferentes abordagens didático-pedagógicas, orientações conceituais e estilos de ensino, bem como o planejamento e estruturação de atividades e tarefas pedagógicas. (Res. 183/05-CEP)

Turma: 9109/02

Ano letivo: 2019

Ementa: Estudo das concepções e perspectivas pedagógicas que orientam o processo de ensinoaprendizagem dos esportes coletivos, das diferentes abordagens didático-pedagógicas, orientações conceituais e estilos de ensino, bem como o planejamento e estruturação de atividades e tarefas pedagógicas. (Res. 183/05-CEP)

9177/01

Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das lutas. 

Conceitos de medidas e avaliação. Uso e interpretação da medida em Educação Física. Importância de medir e avaliar no contexto da Educação Física Escolar. Avaliação antropométrica do estado nutricional, princípios e aplicações. Avaliação da atividade física e da aptidão física. Avaliação de comportamentos e de fatores de risco para doenças crônico não transmissíveis.

Conceitos de alimentos e nutrientes. Importância e recomendações diárias das proteínas, carboidratos, lipídios, minerais e vitaminas. Benefícios da atividade física. Alimentação do atleta. Obtenção da energia em condições anaeróbias e aeróbias. Tipos de dietas durante os diferentes períodos de treinamento e na fase de competição. Hidratação do atleta. Crescimento muscular: aspectos nutricionais e hormonais. Suplementação nutricional na prática esportiva: aminoácidos de cadeia ramificada, glutamina, carnitina, creatina, hidroximetilbutirato, vitaminas antioxidantes, doping no esporte.

Ano letivo: 2020

Ementa: Estudo do processo de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas de esporte e lazer no Brasil.

9143

Ano letivo: 2020

Ementa: Fundamentos técnicos e didático-pedagógicos da rítmica e expressão corporal na Educação Física.

CÓD. 9110  - TURMA 02

Ano letivo: 2020

Ementa: Fundamentos técnicos e didático-pedagógicos da rítmica e expressão corporal na Educação Física.

Ano letivo: 2019

Ementa: Estudos relacionados aos conhecimentos técnico-instrumentais, da cultura corporal, sobre ser e sociedade e biológicas no âmbito do bacharelado em Educação Física, por meio de análises integradas entre disciplinas, visando o processo de formação profissional, os campos de atuação e suas possibilidades de articulação em relação ao conteúdo do semestre para a primeira série. Res.108/15-CI/CCS

Turma: 9112-01

Ano letivo: 2019

EMENTA: Significado e entendimento do jogo na sociedade capitalista, assim como suas relações com as categorias trabalho e educação (Res.108/15-CI/CCS).

Turma: 9128-01

Ano letivo: 2017

Ano letivo: 2017

Ano letivo: 2017

Ano letivo: 2019

Ementa:

9207/31