- Professor(a): Marcio Pires
- Professor(a): Mateus Ricardo Fernandes Ferreira
- Professor(a): Max Rogerio Vicentini
- Tutor(a): Vitoria Vincent de Freitas
- Professor(a): Max Rogerio Vicentini
- Professor(a): Evandro Luis Gomes
- Professor(a): Joao Hentges
- Professor(a): Mateus Ricardo Fernandes Ferreira
- Professor(a): Mateus Ricardo Fernandes Ferreira
- Tutor(a): Angel Fernandes Bagio
- Tutor(a): Vania Carla do Canto
- Professor(a): Mateus Ricardo Fernandes Ferreira
- Tutor(a): Rodolfo Izaias Barbosa
- Professor(a): Evandro Luis Gomes
- Professor(a): Mateus Ricardo Fernandes Ferreira
- Tutor(a): Paulo Estevao Filipe Rossato
1- O cálculo proposicional
a. Formalização simbólica
b. Operadores lógicos
c. A linguagem do cálculo proposicional
d. Fórmula bem formada (wff)
2- Introdução à semântica do cálculo proposicional
a. Semântica dos operadores lógicos
b. Tabela verdade para wffs
c. Tabela verdade para formas de argumentos
d. Árvores de refutação para lógica proposicional.
3- Dedução natural para o calculo proposicional
a. Regras não-hipotéticas de inferência
b. Regras hipotéticas
c. Regras derivadas
d. Teoremas e equivalências
4- Introdução ao cálculo de predicados
- Professor(a): Evandro Luis Gomes
- Professor(a): Mateus Ricardo Fernandes Ferreira
- Tutor(a): Paulo Estevao Filipe Rossato
Curso de Epistemologia para a terceira série da graduação em filosofia,
- Professor(a): Max Rogerio Vicentini
Ano letivo: 2018
Ementa: Eleição e análise de uma ou mais teorias estéticas elaboradas pela História da Filosofia. (Res. 011/2009-CI/CCH)
- Professor(a): Cristiano Perius
- Professor(a): Cristiano Perius
Ano letivo: 2018
Ementa:
Curso de introdução à ética (filosofia moral), com ênfase em temas de ética normativa, ética aplicada e metaética.
- Professor(a): Murilo Furtado Coura
Trata-se de introduzir o aluno a algumas das posições e problematizações filosóficas relativas à ética e à moral. Para tanto, o enfrentamento dos textos se dará visando uma abordagem que, para além de sua reconstrução a partir de seus elementos principais, buscará também privilegiar o aspecto investigativo ao confrontar as posições de comentadores a respeito de temas específicos escolhidos nos textos clássicos.
- Professor(a): Marcio Pires
Eleição e análise de um ou mais dos principais temas da reflexão ética presente no discurso filosófico ocidental.
- Professor(a): Mateus Ricardo Fernandes Ferreira
Ano letivo: 2019
- Professor(a): Patricia Coradim Sita
Ano letivo: 2019
- Professor(a): Murilo Furtado Coura
- Professor(a): Mateus Ricardo Fernandes Ferreira
Ano letivo: 2019
- Professor(a): Joao Hentges
Ano letivo: 2018
Ementa: Eleição e análise de um ou mais temas da filosofia grega clássica e suas origens. (Res. 011/2009-CI/CCH)
- Professor(a): Vladimir Chaves dos Santos
Eleição e análise de um ou mais temas da filosofia grega clássica e suas origens
- Professor(a): Mateus Ricardo Fernandes Ferreira
Contextualizar e analisar alguns tópicos da produção filosófica antiga, contemplando, preferencialmente, Aristóteles e o helenismo.
- Professor(a): Mateus Ricardo Fernandes Ferreira
1. Introdução ao contexto da filosofia da Baixa Idade Média.
2. Os métodos, os problemas e o estatuto da filosofia na escolástica.
3. A querela dos universais.
3.1 A teoria das categorias de Aristóteles: apontamentos de Porfírio e de Boécio.
3.2 O debate entre Guilherme de Champeaux e Pedro Abelardo.
3.3 A solução de Tomás de Aquino e João Duns Escoto.
3.4 A conclusão de Guilherme de Ockham.
4. Reflexos da querela dos universais na filosofia moderna e contemporânea.
- Professor(a): Evandro Luis Gomes
Contextualizar e analisar alguns tópicos da produção filosófica medieval, contemplando, preferencialmente, Agostinho e Anselmo de Cantuária.
A dimensão prática visa facultar ao acadêmico o desenvolvimento bem sucedido de projetos no ensino de Filosofia, nos conteúdos relativos à Filosofia Medieval, de modo que ele exerça com a melhor formação possível seu papel profissional.
A dimensão semi-presencial, facilitada pelo uso de plataforma didática tecnológica, visa a melhoria do aproveitamento do aluno quanto aos conteúdos predominantemente presenciais da disciplina, proporcionando um espaço para o exercício do debate, da interpretação de textos e da redação filosófica. (Res.011/09-CI-CCH).
Prof. Paulo Ricardo Martines
- Professor(a): Paulo Ricardo Martines
Ano letivo: 2019
- Professor(a): Joao Hentges
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
O objetivo desta disciplina é investigar a concepção da filosofia como processo de emancipação, em diversos momentos da história da filosofia, e as implicações éticas, políticas e epistemológicas desta concepção.
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4. REFERÊNCIAS |
4.1- Básicas |
DESCARTES, R. Meditações. Trad. de J. Guinsburg e Bento Prado Jr. Introdução de G-G. Granger. Prefácio e notas de G. Lebrun. São Paulo: Abril Cultural, 1979. KANT, I. Crítica da Razão pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão; Introdução e Notas de Alexandre Fradique Morujão. 3ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994. KANT, Immanuel. Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. Trad. Rodrigo Navaes e Ricardo R. Terra. Comentários de Ricardo R. Terra, Gerard Lebrun e José Arthur Gianotti. São Paulo: Brasiliense, 1986. KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: o que é o iluminismo? Trad. De Artur Morão. PLATÃO. A República. Trad. de J. Guinsburg. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1965. PLATÃO. A República. Trad. de Anna Lia Amaral de Almeida Prado. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
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4.2- Complementares |
HEIDEGGER, M. Platons Lehre über die Wahrheit. In: Wegmarken. 3ª. ed. Frankfurt am Main: Klostermann, 2004. [A doutrina Platônica da verdade. In: Marcas do Caminho. Trad. E. Giachini e E. Stein. Petrópolis: Vozes, 2008.] TORRETTI, R. Imanuel Kant. El Problema Crítico. Buenos Aires: Charcas, 1982. GUÉROULT, M. Descartes selon l’ordre dês raisons. Paris: Aubier, 1953. LANDIM-FILHO, R. Evidência e verdade no sistema cartesiano. São Paulo: Loyola,1992.
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- Professor(a): Wagner Dalla Costa Felix
- Professor(a): Paulo Ricardo Martines
Introdução à filosofia com ênfase na filosofia moderna.
Profa. Patricia Coradim Sita
- Professor(a): Patricia Coradim Sita
Introdução à Língua Grega.
- Professor(a): Luiz Carlos Andre Mangia Silva
- Professor(a): Luiz Carlos Andre Mangia Silva
Tópico avançado do estudo de Língua Grega.
- Professor(a): Luiz Carlos Andre Mangia Silva
Tópico avançado de Língua Grega.
- Professor(a): Luiz Carlos Andre Mangia Silva
- Max Rogério Vicentini: Max Rogerio Vicentini
Ano Letivo: 2018
Ementa: Iniciação ao estudo de argumentos e da inferência lógico-formal. (Res. 011/2009 – CI/CCH)
- Professor(a): Evandro Luis Gomes
- Professor(a): Mateus Ricardo Fernandes Ferreira
- Professor(a): Max Rogerio Vicentini
- Professor(a): Rosiandra de Fatima Toledo
- Iniciação ao estudo da inferência dedutiva e seus métodos.
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Estudar a inferência lógica válida e correta e as técnicas envolvidas. Estudar os aspectos essenciais da lógica de predicados de primeira ordem. Introduzir os conceitos fundamentais da lógica modal contemporânea.
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A dimensão da prática pedagógica visa facultar ao acadêmico o desenvolvimento bem sucedido de projetos no ensino de Filosofia, nos conteúdos relativos à Lógica, de modo que ele exerça com a melhor formação possível seu papel profissional.
- A dimensão semipresencial, facilitada pelo uso de plataforma didática tecnológica, visa à melhoria do aproveitamento do aluno quanto aos conteúdos predominantemente presenciais da disciplina, proporcionando um espaço para o exercício do debate, da interpretação de textos e da redação filosófica.
- Professor(a): Evandro Luis Gomes
- Professor(a): Mateus Ricardo Fernandes Ferreira
Ano letivo: 2018
Ementa:
Metafísica - 9819
- Professor(a): Vladimir Chaves dos Santos
Metodologia do Ensino de Filosofia (3012-01)
EMENTA
Análise de métodos para aprendizagem da filosofia no ensino médio.
OBJETIVO
Propiciar aos alunos a compreensão e a discussão crítica de métodos de ensino de filosofia em nível médio. A dimensão prática visa facultar ao acadêmico o desenvolvimento bem sucedido de projetos no ensino de Filosofia, de modo que ele exerça com a melhor formação possível seu papel profissional.
- Professor(a): Evandro Luis Gomes
Políticas e gestão educacional com ênfase nos planos educacionais para os sistemas escolares no Brasil Colônia, Império e República, para o Curso de Licenciatura em Filosofia. (Res.0168/2014-CI/CCH)
- Professor(a): Jeinni Kelly Pereira Puziol
- Professor(a): Rosiandra de Fatima Toledo
- Professor(a): Pedro Falcao Pricladnitzky
Ano letivo: 2019
Ementa: Eleição e análise de um ou mais temas da Teoria do Conhecimento do racionalismo moderno e seus antecedentes. (Res. 011/2009-CI/CCH)
Disciplina regular do curso de Filosofia.
- Professor(a): Patricia Coradim Sita
- Professor(a): Max Rogerio Vicentini
- Professor(a): Marcio Pires