Curso de Graduação em Filosifia

1- O cálculo proposicional
a. Formalização simbólica
b. Operadores lógicos
c. A linguagem do cálculo proposicional
d. Fórmula bem formada (wff)

2- Introdução à semântica do cálculo proposicional
a. Semântica dos operadores lógicos
b. Tabela verdade para wffs
c. Tabela verdade para formas de argumentos
d. Árvores de refutação para lógica proposicional.

3- Dedução natural para o calculo proposicional
a. Regras não-hipotéticas de inferência
b. Regras hipotéticas
c. Regras derivadas
d. Teoremas e equivalências

4- Introdução ao cálculo de predicados

MORTARI, C. A. Introdução à Lógica.pdfMORTARI, C. A. Introdução à Lógica.pdf

Curso de Epistemologia para a terceira série da graduação em filosofia,

Ano letivo: 2018

Ementa: Eleição e análise de uma ou mais teorias estéticas elaboradas pela História da Filosofia. (Res. 011/2009-CI/CCH)

Ano letivo: 2018

Ementa:

Curso de introdução à ética (filosofia moral), com ênfase em temas de ética normativa, ética aplicada e metaética.

Trata-se de introduzir o aluno a algumas das posições e problematizações filosóficas relativas à ética e à moral. Para tanto, o enfrentamento dos textos se dará visando uma abordagem que, para além de sua reconstrução a partir de seus elementos principais, buscará também privilegiar o aspecto investigativo ao confrontar as posições de comentadores a respeito de temas específicos escolhidos nos textos clássicos.

Eleição e análise de um ou mais dos principais temas da reflexão ética presente no discurso filosófico ocidental.

Ano letivo: 2019

 

Ano letivo: 2019

Ano letivo: 2019

Ano letivo: 2018

Ementa: Eleição e análise de um ou mais temas da filosofia grega clássica e suas origens. (Res. 011/2009-CI/CCH)

Eleição e análise de um ou mais temas da filosofia grega clássica e suas origens

Contextualizar e analisar alguns tópicos da produção filosófica antiga, contemplando, preferencialmente, Aristóteles e o helenismo.

1. Introdução ao contexto da filosofia da Baixa Idade Média.

2. Os métodos, os problemas e o estatuto da filosofia na escolástica.

3. A querela dos universais.

3.1 A teoria das categorias de Aristóteles: apontamentos de Porfírio e de Boécio.

3.2 O debate entre Guilherme de Champeaux e Pedro Abelardo.

3.3 A solução de Tomás de Aquino e João Duns Escoto.

3.4 A conclusão de Guilherme de Ockham.

4. Reflexos da querela dos universais na filosofia moderna e contemporânea.

Contextualizar e analisar alguns tópicos da produção filosófica medieval, contemplando, preferencialmente, Agostinho e Anselmo de Cantuária.

A dimensão prática visa facultar ao acadêmico o desenvolvimento bem sucedido de projetos no ensino de Filosofia, nos conteúdos relativos à Filosofia Medieval, de modo que ele exerça com a melhor formação possível seu papel profissional.

A dimensão semi-presencial, facilitada pelo uso de plataforma didática tecnológica, visa a melhoria do aproveitamento do aluno quanto aos conteúdos predominantemente presenciais da disciplina, proporcionando um espaço para o exercício do debate, da interpretação de textos e da redação filosófica. (Res.011/09-CI-CCH).

Prof. Paulo Ricardo Martines

Ano letivo: 2019

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O objetivo desta disciplina é investigar a concepção da filosofia como processo de emancipação, em diversos momentos da história da filosofia, e as implicações éticas, políticas e epistemológicas desta concepção.

  1. A passagem do não–pensar para o pensar: a alegoria da caverna de Platão;
  2. A dúvida hiperbólica de Descartes;
  3. Esclarecimento e autonomia em Kant.

 

4. REFERÊNCIAS

4.1- Básicas

DESCARTES, R. Meditações. Trad. de J. Guinsburg e Bento Prado Jr. Introdução de G-G. Granger. Prefácio e notas de G. Lebrun. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

KANT, I. Crítica da Razão pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão; Introdução e Notas de Alexandre Fradique Morujão. 3ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.

KANT, Immanuel. Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. Trad. Rodrigo Navaes e Ricardo R. Terra. Comentários de Ricardo R. Terra, Gerard Lebrun e José Arthur Gianotti. São Paulo: Brasiliense, 1986.

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: o que é o iluminismo? Trad. De Artur Morão.

PLATÃO. A República. Trad. de J. Guinsburg. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1965.

PLATÃO. A República. Trad. de Anna Lia Amaral de Almeida  Prado. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

 

4.2- Complementares

 

HEIDEGGER, M. Platons Lehre über die Wahrheit. In: Wegmarken. 3ª. ed. Frankfurt am Main: Klostermann, 2004. [A doutrina Platônica da verdade. In: Marcas do Caminho. Trad. E. Giachini e E. Stein. Petrópolis: Vozes, 2008.]

TORRETTI, R. Imanuel Kant. El Problema Crítico. Buenos Aires: Charcas, 1982.

GUÉROULT, M. Descartes selon l’ordre dês raisons. Paris: Aubier, 1953.

LANDIM-FILHO, R. Evidência e verdade no sistema cartesiano. São Paulo: Loyola,1992.

 

 

Prof. Paulo Ricardo Martines

Introdução à filosofia com ênfase na filosofia moderna.

Profa. Patricia Coradim Sita 

Introdução à Língua Grega.

Tópico avançado do estudo de Língua Grega.

Tópico avançado de Língua Grega.

Ano Letivo: 2018

Ementa: Iniciação ao estudo de argumentos e da inferência lógico-formal. (Res. 011/2009 – CI/CCH)

 

 

  • Iniciação ao estudo da inferência dedutiva e seus métodos.
  • Estudar a inferência lógica válida e correta e as técnicas envolvidas. Estudar os aspectos essenciais da lógica de predicados de primeira ordem. Introduzir os conceitos fundamentais da lógica modal contemporânea.

  • A dimensão da prática pedagógica visa facultar ao acadêmico o desenvolvimento bem sucedido de projetos no ensino de Filosofia, nos conteúdos relativos à Lógica, de modo que ele exerça com a melhor formação possível seu papel profissional.

  • A dimensão semipresencial, facilitada pelo uso de plataforma didática tecnológica, visa à melhoria do aproveitamento do aluno quanto aos conteúdos predominantemente presenciais da disciplina, proporcionando um espaço para o exercício do debate, da interpretação de textos e da redação filosófica.

Ano letivo: 2018

Ementa:

Metafísica - 9819

Metodologia do Ensino de Filosofia (3012-01)

EMENTA

Análise de métodos para aprendizagem da filosofia no ensino médio.

OBJETIVO

Propiciar aos alunos a compreensão e a discussão crítica de métodos de ensino de filosofia em nível médio. A dimensão prática visa facultar ao acadêmico o desenvolvimento bem sucedido de projetos no ensino de Filosofia, de modo que ele exerça com a melhor formação possível seu papel profissional.

Políticas e gestão educacional com ênfase nos planos educacionais para os sistemas escolares no Brasil Colônia, Império e República, para o Curso de Licenciatura em Filosofia. (Res.0168/2014-CI/CCH)

Disciplina do Curso de Filosofia

Ano letivo: 2019

Ementa: Eleição e análise de um ou mais temas da Teoria do Conhecimento do racionalismo moderno e seus antecedentes. (Res. 011/2009-CI/CCH)

Disciplina regular do curso de Filosofia.