- Professor(a): Danielle Peralta
Ano letivo: 2019
Ementa: As estruturas anatômicas do sistema nervoso. (Res. 179/06-CEP)
(Cod. 7348)
- Professor(a): Sonia Trannin de Mello
Formação Profissional em Psicologia e Educação - Prof. Marcos Maestri
- Professor(a): Marcos Maestri
Ano letivo: 2020
Ementa: A pesquisa em Psicologia: funções, pressupostos filosóficos e teóricos. Elementos componentes de um Projeto. Os principais métodos e técnicas, suas aplicações e limitações. A ética na pesquisa. (Res. 157/10-CI/CCH)
- Professor(a): Eliane Domingues
Disciplina no rol das optativas, com o objetivo de subsidiar o aluno sobre as teorias da orientação profissional, as abordagens no desenvolvimento da OP, as técnicas utilizadas na OP e os diversos campos de aplicação da OP
- Professor(a): Marcos Maestri
I- Elaboração do projeto de pesquisa
1. Escolha do tema;
2. Elaboração da fundamentação teórica;
3. Definição do problema, estabelecimento dos objetivos e justificativas;
4. Planejamento da metodologia;
5. Elaboração do cronograma de execução.
II- Execução de projeto de pesquisa
1. Planejamento;
2. Coleta e análise dos dados;
2. Planejamento e redação de relatórios;
3. Apresentação dos resultados.
- Professor(a): Marcos Maestri
Ano letivo: 2020
Ementa: Análise de fenômenos grupais por meio de diferentes perspectivas teóricas. (Res. 179/06-CEP)
- Professor(a): Eliane Domingues
- Professor(a): Eliane Domingues
- Professor(a): Eliane Domingues
Objetivo: desenvolver estudos que possibilitem a compreensão e a superação de situações discriminatória e estereótipos baseados em diferenças étnicas, sociais, religiosas e sexuais.
Conteúdos: à Indisciplina, Gênero, Diversidade Cultural (Indígena e Afro descendente).
- Professor(a): Lucineia Maria Lazaretti
EMENTA
História da educação e das tendências pedagógicas, caracterização da aprendizagem a partir de pressupostos epistemológicos e metodológicos das principais correntes da Psicologia da Aprendizagem.
PRINCIPAIS CONTEÚDOS
1. TENDENCIAS NÃO-CRÍTICAS DA EDUCAÇÃO: Pedagogia Tradicional, Escola Nova, Pedagogia Tecnicista, Construtivismo, Teoria do Professor Reflexivo, Pedagogia das Competências
- Concepção de homem e sociedade
- Função da Escola
- Atuação do professor e do aluno
- Teorias psicológicas que dão subsídios às teorias pedagógicas
- Implicações para a atuação do psicólogo escolar
2. TENDÊNCIA CRÍTICA-REPRODUTIVISTA (Teoria do sistema de ensino como violência simbólica; Teoria da escola como aparelho ideológico de Estado e Teoria da Escola dualista)
- Concepção de homem e sociedade
- Função da Escola
- Atuação do professor e do aluno
- Teorias psicológicas que dão subsídios às teorias pedagógicas
- Implicações para a atuação do psicólogo escolar
3. TENDÊNCIAS CRÍTICAS: Pedagogia Histórico-Crítica
- Concepção de homem e sociedade
- Função da Escola
- Atuação do professor e do aluno
- Teorias psicológicas que dão subsídios às teorias pedagógicas
- Implicações para a atuação do psicólogo escolar
- Professor(a): Marcos Maestri