Curso de Graduação em Psicologia

Ano letivo: 2019

Ementa: As estruturas anatômicas do sistema nervoso. (Res. 179/06-CEP)

(Cod. 7348)

Formação Profissional em Psicologia e Educação - Prof. Marcos Maestri

Ano letivo: 2020

Ementa: A pesquisa em Psicologia: funções, pressupostos filosóficos e teóricos. Elementos componentes de um Projeto. Os principais métodos e técnicas, suas aplicações e limitações. A ética na pesquisa. (Res. 157/10-CI/CCH)

Disciplina no rol das optativas, com o objetivo de subsidiar o aluno sobre as teorias da orientação profissional, as abordagens no desenvolvimento da OP, as técnicas utilizadas na OP e os diversos campos de aplicação da OP

I- Elaboração do projeto de pesquisa

    1. Escolha do tema;

    2. Elaboração da fundamentação teórica;

    3. Definição do problema, estabelecimento dos objetivos e justificativas;

    4. Planejamento da metodologia;

    5. Elaboração do cronograma de execução.

 

II- Execução de projeto de pesquisa

    1. Planejamento;

    2. Coleta e análise dos dados;

    2. Planejamento e redação de relatórios;

    3. Apresentação dos resultados.

Ano letivo: 2020

Ementa: Análise de fenômenos grupais por meio de diferentes perspectivas teóricas. (Res. 179/06-CEP)

Objetivo: desenvolver estudos que possibilitem a compreensão e a superação de situações discriminatória e estereótipos baseados em diferenças étnicas, sociais, religiosas e sexuais.

Conteúdos:  à Indisciplina, Gênero, Diversidade Cultural (Indígena e Afro descendente).

EMENTA

História da educação e das tendências pedagógicas, caracterização da aprendizagem a partir de pressupostos epistemológicos e metodológicos das principais correntes da Psicologia da Aprendizagem.

PRINCIPAIS CONTEÚDOS

1. TENDENCIAS NÃO-CRÍTICAS DA EDUCAÇÃO: Pedagogia Tradicional, Escola Nova, Pedagogia Tecnicista, Construtivismo, Teoria do Professor Reflexivo, Pedagogia das Competências

- Concepção de homem e sociedade

- Função da Escola

- Atuação do professor e do aluno

- Teorias psicológicas que dão subsídios às teorias pedagógicas

- Implicações para a atuação do psicólogo escolar

 

2. TENDÊNCIA CRÍTICA-REPRODUTIVISTA (Teoria do sistema de ensino como violência simbólica; Teoria da escola como aparelho ideológico de Estado e Teoria da Escola dualista)

- Concepção de homem e sociedade

- Função da Escola

- Atuação do professor e do aluno

- Teorias psicológicas que dão subsídios às teorias pedagógicas

- Implicações para a atuação do psicólogo escolar

 

3. TENDÊNCIAS CRÍTICAS: Pedagogia Histórico-Crítica

- Concepção de homem e sociedade

- Função da Escola

- Atuação do professor e do aluno

- Teorias psicológicas que dão subsídios às teorias pedagógicas

- Implicações para a atuação do psicólogo escolar