Graduação em Tecnologia de Alimentos (CAU)

Ano letivo: 2018

Ementa: Os órgãos dos sentidos e a percepção sensorial. O ambiente dos testes sensoriais e outros fatores que influenciam a avaliação sensorial. Métodos sensoriais. Análise estatística univariada (ANOVA). Seleção de provadores (Resolução 067-A/2009-CTC).

Os objetivos da disciplina são aplicar os principais métodos sensoriais e interpretar estatisticamente os resultados obtidos, reconhecendo a importância na aceitação ou não de um produto. (Resolução 067-A/2009-CTC).

Sociedade industrial e meio ambiente: poluentes, saúde ambiental e limitações. Tecnologia de controle versus processamento não poluente. O EIA-RIMA. Aproveitamento de subprodutos e de efluentes. Direito e legislação ambiental. Educação Ambiental.

A disciplina de Aspectos ambientais na Indústria de Alimentos tem como objetivo conhecer a relação meio ambiente e indústria visando a sustentabilidade.

Conceitos básicos em alimentação e nutrição. Requerimentos nutricionais e recomendações nas diferentes idades e estágios fisiológicos. Digestão, absorção e transporte de nutrientes. Principais patologias associadas ao desequilíbrio dos nutrientes na dieta. Qualidade nutricional dos alimentos. Efeitos do processamento na qualidade nutricional dos produtos alimentícios.

(Res. nº 118/02-CEP)

Ano letivo: 2019

Ementa: Conceitos básicos em alimentação e nutrição. Requerimentos nutricionais e recomendações nas diferentes idades e estágios fisiológicos. Digestão, absorção e transporte de nutrientes. Principais patologias associadas ao desequilíbrio dos nutrientes na dieta. Qualidade nutricional dos alimentos. Efeitos do processamento na qualidade nutricional dos produtos alimentícios. (Res. nº 118/02-CEP)

Ano letivo: 2019

Ementa: Conhecimentos fundamentais sobre a estrutura e a função dos componentes moleculares das células, as especializações metabólicas e a importância destes componentes nos alimentos.

Prof. Filipe

Ano letivo: 2022

Ementa: Estudos das modificações bioquímicas dos alimentos durante o desenvolvimento, armazenamento e processamento. Principais enzimas utilizadas nas indústrias de alimentos. (Res. 14/03-CEP)

Ano letivo: 2018

Ementa: Fundamentos de genética e biotecnologia na área de alimentos. (Resolução nº 184/2015-CI/CTC).

Ano Letivo: 2017

Planos de amostragem

Controle Estatístico de Processos (CEP): Introdução; Histórico; Objetivos; Melhoria da Qualidade e Estatística aplicada à melhoria da qualidade

Gráficos de controle: Gráficos de controle por média e por amplitude

Controle de frações defeituosas

Implantação do CEP

Ano letivo: 2018

Ementa: 

Ano letivo: 2017

Ementa: Importância, definição e caracterização de novos produtos. Interação consumidor-novos produtos. Introdução ao mercado e o caminho de desenvolvimento do novo produto. Caracteriza- ção do mercado. Estratégias de marketing: de produto, de preço, logísticas, de canal de promoção e propaganda, de gerenciamento, de vendas, internacional, de supermercado. Mensuração e previsão de demanda. Registro de novos produtos. (Res. 118/02-CEP)

2. Objetivos

 

Fornecer ao aluno as informações necessárias para desenvolver e comercializar um novo produto. (Resolução nº 118/02-CEP)

 

3. Conteúdo Programático

 

  • Marketing: administração de relacionamentos lucrativos com o cliente
  • A empresa e a estratégia de marketing
  • Estratégias de marketing: de produto, de preço, logística, de canal de promoção de vendas
  • Mercados consumidores e comportamento de compra do consumidor
  • A Importância, definição e caracterização de novos produtos alimentícios no contexto atual
  • Processo de desenvolvimento e lançamento de um novo produto
  • Ciclo de vida dos produtos
  • Condições a serem atendidas pelo novo produto. Rotulagem: leis federais e estaduais.
  • Registro de novos produtos
  • Desenvolvimento prático do projeto de um novo produto contendo os seguintes itens:

-          Descrição do produto (revisão bibliográfica da tecnologia do produto e das matérias-primas);

-          Receita em porcentagem e fluxograma de fabricação;

-          Avaliação mercadológica;

-          Revisão bibliográfica dos aspectos legais;

-          Cálculo da tabela nutricional e elaboração da embalagem;

 

4. Referências básicas e complementares

BAXTER, Mike. Projeto de Produto. 2ª Ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2003.

KOTLER, P. ARMSTRONG. Princípios de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hakk, 2007.

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

MATTAR, Fauze Najib. Gerência de Produtos. Como tornar seu produto um sucesso. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

FILHO, A.N. Projeto e desenvolvimento de produtos. São Paulo: Atlas, 2009.

KAMINSKI, P.C. Desenvolvendo produtos com planejamento, criatividade e qualidade. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

ROZENFELD, H.; FORCELLINI, F.A. Gestão de desenvolvimento de novos produtos- uma referência para melhoria de processos. São Paulo: Saraiva, 2006.

Ano letivo: 2019

Ementa: Importância, definição e caracterização de novos produtos. Interação consumidor-novos produtos. Introdução ao mercado e o caminho de desenvolvimento do novo produto. Caracterização do mercado. Estratégias de marketing: de produto, de preço, logísticas, de canal de promoção e propaganda, de gerenciamento, de vendas, internacional, de supermercado. Mensuração e previsão de demanda. Registro de novos produtos. (Resolução nº 118/02-CEP)

Conceitos fundamentais em economia. Conceitos financeiros essenciais à engenharia econômica. Etapas de montagem do projeto de um empreendimento industrial: Análise de tecnologias e fatores de produção e análise econômico-financeira. Estudo de caso do projeto de uma indústria. (Resolução n° 002/2011-CTC)

 

Ano Letivo: 2019

Ementa: Distribuição de freqüência. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Teoria elementar da probabilidade. As distribuições binomial e normal. Interferência estatística. Teoria elementar da amostragem. (Res. 118/02-CEP)

Ano Letivo: 2017

Ementa: Distribuição de freqüência. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Teoria elementar da probabilidade. As distribuições binomial e normal. Interferência estatística. Teoria elementar da amostragem. (Res. 118/02-CEP)


Física - Prof. Osvaldo Joaquim dos Santos

Ano letivo: 2018

Ementa: Balanços materiais e de energia.

Ano letivo: 2019

Ementa: Estrutura, composição e funcionalidade do tecido muscular, características sensoriais da carne. Cadeia do frio. Processos tecnológicos de abate de bovinos, suínos e aves, ovos e pescados. Processos de transformação de produtos cárneos, derivados do ovo e produtos da pesca. Aspectos de qualidade e legislação. (Res. 116/2009-CTC)

Ano letivo: 2019

Ementa: Introdução aos princípios tecnológicos envolvidos no processamento de frutas, hortaliças, vegetais fermentados, bebidas, açúcar e álcool. (Resolução nº 184/2015-CI/CTC).

Ano letivo: 2019

Ementa: Introdução aos princípios e processos tecnológicos envolvidos no processamento de alimentos de origem láctea. Aspectos de qualidade e legislação vigente.

Introdução aos princípios tecnológicos envolvidos no processamento de cereais, mandioca, soja, café, massas e produtos de panificação. (Resolução nº 184/2015-CTC).

Aplicar métodos e técnicas para o preparo, armazenamento, processamento e utilização de alimentos de origem vegetal (grãos alimentícios, raízes, tubérculos e outros), com ênfase nos princípios e processos tecnológicos envolvidos no processamento de alimentos a partir de matérias-primas alimentícias nacionais. (Resolução nº 116/2009-CTC)

Ano letivo: 2020

Ementa: Introdução aos princípios tecnológicos envolvidos no processamento de cereais, mandioca, soja, café, massas e produtos de panificação. (Resolução nº 184/2015-CTC).

Objetivos: Aplicar métodos e técnicas para o preparo, armazenamento, processamento e utilização de alimentos de origem vegetal (grãos alimentícios, raízes, tubérculos e outros), com ênfase nos princípios e processos tecnológicos envolvidos no processamento de alimentos a partir de matérias-primas alimentícias nacionais. (Resolução nº 116/2009-CTC)

Ano letivo: 2019

Ementa: O comportamento humano. Gestão de pessoas e sua evolução. Recrutamento e seleção de pessoal. Treinamento, gestão do conhecimento e educação corporativa. Liderança, comunicação e motivação. Avaliação de desempenho. Administração de cargos e salários. Desenvolvimento de carreira. Qualidade de vida no trabalho e produtividade. (Res. nº 184/15-CI/CTC).

O Curso visa atender as aulas semipresenciais da disciplina de Gestão de Recursos Humanos do Curso de Tecnologia de Alimentos com o objetivo de discutir a gestão de pessoas bem como as tecnologias de gestão, suas tendências e limites enfocando o papel estratégico das pessoas nas organizações.

Ano letivo: 2018

Ementa: Agronegócio: conceito, elementos, sistema e cadeias produtivas. Estratégia e competitividade. Custos de viabilidade econômica. Planejamento e controle da produção. Etapas de montagem do projeto de um empreendedorismo industrial: análise de tecnologias e fatores de produção e análise econômico-financeira. Estudo de caso do projeto de uma indústria.

(Res. nº184/15-CI/CTC)

Ano letivo: 2017

Princípios da economia na industria de alimentos

Agronegócio: importância, conceito e cadeias produtivas

Estratégia e competitividade na agroindustria

Empreendedorismo industrial

Elaboração de um plano de negócios

Viabilidade econômica de uma indústria de alimentos

Ano letivo: 2018

Ementa: Higiene industrial. Agentes e processos de limpeza e sanitização. Doenças devidas a alimentos. Salubridade do ambiente. Legislação de alimentos e aditivos. (Resolução no. 118/2002-CEP).

Ano letivo: 2017

Ementa: Higiene industrial. Agentes e processos de limpeza e sanitização. Doenças devidas a alimentos. Salubridade do ambiente. Legislação de alimentos e aditivos. (Res. 118/02-CEP)

Disciplina de Introdução à Computação para o 1º Ano do curso de Tecnologia em Alimentos no Departamento de Tecnologia (DTC) do Campus Regional de Umuarama.

Ano letivo: 2020

Ementa: Conceitos, importância e evolução da Ciência e Tecnologia de Alimentos. Regulamentação da Profissão. Código de defesa do consumidor. Código de ética profissional. Sociedade e cultura. Relações étnico-raciais. Direitos humanos. Direitos trabalhistas.

Conceitos, importância e evolução da Ciência e Tecnologia de Alimentos. Regulamentação da Profissão. Código de defesa do consumidor. Código de ética profissional. Sociedade e cultura. Relações étnico-raciais. Direitos humanos. Direitos trabalhistas. 

Ano letivo: 2018

Ementa: Leitura, interpretação e elaboração de textos técnicos da área de Tecnologia em Alimentos. Análise crítica de artigos técnicos. Expressão oral a respeito de assuntos relevantes à área de atuação. Palestras técnicas referentes à área de atuação

Leitura, interpretação e elaboração de textos técnicos da área de Tecnologia em Alimentos. Análise crítica de artigos técnicos. Expressão oral a respeito de assuntos relevantes à área de atuação. Palestras técnicas referentes à área de atuação.

Ano Letivo: 2018

Esta disciplina compreende fundamentos gerais do curso de Tecnologia em Alimentos e será abordada na forma de aulas expositivas e atividades via moodle.

Ano letivo: 2020

Matemática. Curso de Tecnologia em Alimentos (cod. 1904).

Disciplina_01904_Ano_2016_MATEMATICA_136.PDFDisciplina_01904_Ano_2016_MATEMATICA_136.PDF

Ano letivo: 2019

Ementa: Conceituação e função social da pesquisa em Tecnologia de Alimentos, priorizando os Métodos e Técnicas de Pesquisa e seu Planejamento.

A disciplina de Metodologia do Trabalho Científico visa conceituação e função social da pesquisa em Tecnologia de Alimentos, priorizando os

Métodos e Técnicas de Pesquisa e seu Planejamento.

Ano letivo: 2020

Ementa: Estequiometria e cinética microbiana e enzimática. Processos fermentativos. Agitação e aeração. Esterilização industrial. Produção de produtos de interesse para a indústria de alimentos.

Propriedades, classificação e uso de aditivos em alimentos. Estruturas e alterações químicas de vitaminas e suas consequências. Estruturas, propriedades e alterações de pigmentos. Sabor e aroma, compostos voláteis e não voláteis. Sais minerais e sua biodisponibilidade. Alterações nos componentes durante o processamento de alimentos.

Ano letivo: 2017

Ementa: Ligações químicas, equilíbrio químico; funções inorgânicas; eletroquímica; noções de química de coordenação; noções das principais funções orgânicas; noções de mecanismo de algumas reações orgânicas; noções gerais de química analítica e quantitativa clássica. (Res. 118/02-CEP)

Ano letivo: 2017

Ementa: Átomo de carbono, propriedades e cadeias carbônicas. Radicais livres. Funções orgânicas. Isomeria. Reações orgânicas. (Res. nº 184/2015-CI/CTC).

Ano Letivo: 2017

Ementa: Noções gerais e conceitos relacionados com a segurança alimentar e nutrição, agências e organizações internacionais, européias e nacionais de segurança alimentar. Legislação e normalização sobre segurança alimentar. Etapas de investigação epidemiológica de alimentos. Inspeção industrial e sanitária. Atribuições da vigilância. (Res. 002/11-CTC)

Ano letivo: 2020

Ementa: Noções gerais e conceitos relacionados com a segurança alimentar e nutrição, agências e organizações internacionais, europeias e nacionais de segurança alimentar. Legislação e normalização sobre segurança alimentar. Etapas de investigação epidemiológica de alimentos. Inspeção industrial e sanitária. Atribuições da vigilância. (Res. 002/11-CTC)

Ano Letivo: 2017

Ementa: Introdução a segurança, higiene e medicina do trabalho; normalização e legislação específica sobre segurança do trabalho. Órgãos relacionados com a segurança do trabalho. Análise de estatísticas de acidentes. Custos de acidentes. Controle de perdas e produtividade. Controle de agentes agressivos. Aspectos ergonômicos e aspectos ecológicos. Sistema de proteção coletiva e equipamentos de proteção individual. Sistemas preventivos e sistemas de combate a incêndios. (Res. 002/11-CTC)

Ano letivo: 2018

1. EMENTA

Extração. Refino. Reações com óleos e gorduras: Hidrogenação; Interesterificação; Transesterificação; Glicerólise. Fracionamento. Aproveitamento de resíduos. Controle de qualidade para óleos, gorduras e derivados. (Res. 002/11-CTC)

2. OBJETIVOS

Fornecer conhecimento avançado teórico-prático sobre os processos de extração; transformação e controle de qualidade de óleos e gorduras na indústria de alimentos. (Res. 002/11-CTC)

 

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

      i.        Extração e processamento de óleos e gorduras: Métodos de processamento térmico utilizando óleo quente; alterações do óleo durante a fritura; diferenciação e industrialização das sementes oleaginosas; extração do óleo bruto; etapas do refino do óleo bruto;

    ii.        Reações com óleos e gorduras: Hidrogenação; Interesterificação; Transesterificação; Glicerólise.

   iii.        Fracionamento de óleos e gorduras;

   iv.        Controle de qualidade para óleos, gorduras e derivados: legislação, técnicas analíticas;

     v.        Aproveitamento de subprodutos: importância, obtenção e aplicação.

 

4. REFERÊNCIAS

4.1- Básicas (Disponibilizadas na Biblioteca ou aquisições recomendadas)

EVANGELISTA, J. Tecnologia de alimentos. São Paulo: Atheneu, 1992.

FELLOWS, P. Tecnologia do processamento de alimentos: princípios e prática. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GAVA, A. J. Princípios de tecnologia de alimentos. São Paulo: Nobel, 1984.

4.2- Complementares

VISENTAINER, J. V.; FRANCO, M. R. B. Ácidos graxos em óleos e gorduras: identificação e quantificação. São Paulo, SP: Varela, 2006.

BLOCK, J.N.; BARRERA-ARELLANO, D. Temas Selectos em Aceites y Grasas. São Paulo: Blucher, 2009.

Ano letivo: 2019

Ementa: Extração. Refino. Reações com óleos e gorduras: Hidrogenação; Interesterificação; Transesterificação; Glicerólise. Fracionamento. Aproveitamento de resíduos. Controle de qualidade para óleosgorduras ederivados. (Res. 002/11-CTC)

Ano letivo: 2019

Ementa: Fundamentos da toxicologia dos alimentos. Determinação dos agentes tóxicos dos alimentos. Toxinas naturais nos produtos de origem animal e nos produtos de origem vegetal. Toxinas fúngicas dos alimentos. Surtos e prevenção de toxinfecções alimentares. Aditivos em alimentos. Tóxicos formados durante o processamento dos alimentos. Carcinógenos químicos em  alimentos. Padrões de segurança alimentar. (Res. 002/11-CTC)

Ano letivo: 2019

Ementa: Origem e natureza dos resíduos da indústria de alimentos. Características e métodos de tratamento de águas residuais. Tratamento de resíduos da indústria de alimentos. Legislação ambiental. Noções de ecologia. Efeito da tecnologia sobre o equilíbrio ecológico. (Resolução nº 118/02-CEP)

Ano Letivo: 2017

Ementa: Origem e natureza dos resíduos da indústria de alimentos. Características e métodos de tratamento de águas residuais. Tratamento de resíduos da indústria de alimentos. Legislação ambiental. Noções de ecologia. Efeito da tecnologia sobre o equilíbrio ecológico. (Res. 118/02-CEP)