- Professor(a): Gislaine Aparecida Valadares de Godoy
- Professor(a): Gislaine Aparecida Valadares de Godoy
Ano letivo: 2019
Ementa:
- Professor(a): Juliana Piovesan Vieira
Ano letivo: 2018
Disciplina Híbrida do 3º ano de Graduação em Pedagogia - 9568/81
Ementa:
- Professor(a): Flavio Rodrigues de Oliveira
- Professor(a): Maria Luisa Furlan Costa
|
Fundamentação pedagógica do uso do computador na Educação. (Resol. nº 170/05 – CEP) |
|
|
|
|
- Professor(a): Lilian Alves Pereira Peres
Educação e Informática - Turma 81
- Professor(a): Rubiana Brasilio Santa Barbara
Turma 81 - Ano Letivo: 2017
- Professor(a): Lilian Alves Pereira Peres
Educação e Novas Tecnologias - Turma 81.
- Professor(a): Ademir Quintilio Lazarini
Ano Letivo: 2017
Ementa: O desenvolvimento histórico das tecnologias da informação e comunicação (TICs). Possibilidades de aprendizagem medida pelas
TICs no ensino presencial e à distância.
- Professor(a): Adalberto Ferdnando Inocencio
EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
Ementa: O desenvolvimento histórico das tecnologias da informação e comunicação (TICs). Possibilidades de aprendizagem mediada pelas TICs no ensino presencial e a distância. (Res. 170/05-CEP)
- Professor(a): Giselma Cecilia Serconek
EMENTA - O desenvolvimento histórico das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Possibilidades de aprendizagem mediada pelas TIC no ensino presencial e a distância.
- Professor(a): Simone de Souza
Ementa - Desenvolvimento histórico das tecnologias da informação e comunicação (TICs). Possibilidades de aprendizagem medida pelas TICs no ensino presencial e a distância.
Turma - 81
- Professor(a): Dhenis Rosina
Ementa: Mediações entre trabalho no capitalismo e prática social educacional.
Objetivos: analisar as mediações entre trabalho e prática educativa na sociedade capitalista.
- Professor(a): Darlene Novacov Bogatschov
Turma 81
Disciplina Educação e Trabalho do Curso de Pedagogia presencial do Campus Regional de Cianorte.
- Professor(a): Gislaine Aparecida Valadares de Godoy
EMENTA
Análise semiótica de produções da Mídia, Arte e Educação.
OBJETIVOS
Identificar as relações entre linguagens na produção de sentido em diferentes tipos de texto da Mídia, Arte e Educação.
Analisar o conteúdo e os valores presentes no texto sincrético (verbal e visual) de livros didáticos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A simultaneidade de linguagens na comunicação e aprendizagem.
A co-presença de linguagens e produção de sentido em diferentes textos.
- Professor(a): Ivone Pingoello
Ementa: Análise semiótica de produções da mídia, arte e educação.
- Professor(a): Simone de Souza
5622 - Turma 81
Ementa:
- Análise semiótica de produções da mídia, arte e educação.
Objetivos:
- Identificar as relações entre linguagens na produção de sentido em diferentes tipos de textos da mídia, arte, educação.
- Analisar o conteúdo e os valores presentes no texto sincrético (verbal e visual) de livros didáticos.
Conteúdo programático:
- A simultaneidade de linguagens na comunicação e aprendizagem.
- A co-presença de linguagens e produção de sentido em diferentes textos.
- Professor(a): Juliana Oshima Franco
Educação, Mídia e Arte - Turma 81
- Professor(a): Eloiza Amalia Bergo Sestito Silva
Turma 81 - CRC - Ano Letivo: 2017
- Professor(a): Maria Christine Berdusco Menezes
Ano letivo: 2018
- Professor(a): Lilian Alves Pereira Peres
Ano letivo: 2018
Trata-se de uma disciplina semi-presencial cuja finalidade central é explorar a Educação em interface à Sociedade e sua relação com a mídia e as tecnologias e formação cultural.
São objetivos desta disciplina:
- Compreender os conceitos de mídia e tecnologia, a fim de analisá-las de maneira crítica;
- Analisar as novas tecnologias e a mudança de paradigma educacional para as modalidades de educação presencial e a distância;
- Caracterizar a atuação do professor em ambientes virtuais de aprendizagem;
- Evidenciar as influências da mídia e das tecnologias na contemporaneidade;
- Problematizar o uso das tecnologias na educação;
São conteúdos programáticos desta disciplina:
- Histórico conceitual de Mídia e Tecnologia;
- As influências da mídia na contemporaneidade;
- O uso das tecnologias na educação;
- Educação e semiformação.
- Tecnologias de Informação e Comunicação e o novo paradigma educacional
- Ensinar e aprender por meio das TICs.
- Professor(a): Adalberto Ferdnando Inocencio
Ano letivo: 2019
Ementa: A realidade brasileira na alfabetização. Dados estatísticos, sistemas de avaliação do processo e programas de formação docente para a educação de jovens e adultos.
- Professor(a): Juliana Piovesan Vieira
Ano letivo: 2017
Disciplina presencial de Pedagogia voltada a formação em aspectos atuais da Alfabetização.
Debates em fórum, análise de textos e postagens de dados estatísticos e produção de textos e post sobre a temática.
- Professor(a): Fernando Wolff Mendonca
Ano letivo: 2018
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO |
PROGRAMA DE DISCIPLINA
Curso: |
Pedagogia |
Campus: |
CRC |
|||
Departamento: |
Departamento de Pedagogia |
|||||
Centro: |
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes |
|||||
COMPONENTE CURRICULAR |
||||||
Nome: Estudos Avançados em Alfabetização |
Código: |
|||||
Carga Horária: 68 h/a |
Periodicidade: semestral |
Ano de Implantação: |
||||
1. EMENTA |
||||||
A realidade brasileira na alfabetização. Dados estatísticos, sistemas de avaliação do processo e programas de formação docente para a educação de jovens e adultos. |
||||||
2. OBJETIVOS |
||||||
|
||||||
3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
1- Indicadores de avaliação e acompanhamento do desempenho da alfabetização 2- Sistema nacional de avaliação da alfabetização (Prova Brasil) 3- Formação do professor alfabetizador 4- Programas de formação continuada de alfabetizadores 5- A realidade do analfabetismo entre jovens e adultos. |
4. REFERÊNCIAS |
4.1- Básicas (Disponibilizadas na Biblioteca ou aquisições recomendadas) |
COELHO, M.I.M.C. Vinte anos de avaliação da educação básica no Brasil: aprendizagens e desafios. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 59, p. 229-258, abr./jun. 2008. GATTI, B; BARRETO, E.S.S. Professores do Brasil: Impasses e desafios, Brasília, UNESCO. 2009 BBRASIL, FNDE -MAPA – Mapa Brasileiro de alfabetização disponível em: http://brasilalfabetizado.fnde.gov.br/ acessado em 2016. |
4.2- Complementares |
|
___________________________________ APROVAÇÃO DO DEPARTAMENTO
|
__________________________________________ APROVAÇÃO DO CONSELHO ACADÊMICO |
- Professor(a): Edilene Cunha Martinez
Ano letivo: 2019
Objetivos do curso:
Analisar as mediações entre trabalho e prática educativa, com ênfase na sociedade capitalista;
Aprofundar as discussões sobre a agenda internacional para a educação a partir de 1990.
Conteúdo Programático:
O trabalho como produção e alienação da condição humana e sua relação com a educação.
Os modelos produtivos capitalistas do século XX e XXI e sua relação com a educação.
As recomendações dos organismos internacionais para a educação a partir de 1990.
Ano letivo: 2019
Ementa: Aprofundamento dos estudos realizados na disciplina Políticas Públicas e Gestão da Educação.
- Professor(a): Aparecida Meire Calegari Falco
Ano letivo: 2021
Ementa: Aprofundamento dos estudos realizados na disciplina Políticas Púbicas e Gestão da Educação.
- Professor(a): Adalberto Ferdnando Inocencio
Ano letivo: 2019
Ementa: Aprofundamento dos estudos realizados na disciplina Políticas Públicas e Gestão da Educação
- Professor(a): Eduardo Oliveira Sanches
Ano letivo: 2017
Ementa: Aprofundamento dos estudos realizados na disciplina Políticas Públicas e Gestão da Educação
- Professor(a): Adalberto Ferdnando Inocencio
Ano letivo: 2019
Ementa: Aprofundamento dos estudos realizados na disciplina Políticas Públicas e Gestão da Educação
- Professor(a): Gislaine Aparecida Valadares de Godoy
Ano letivo: 2018
O curso Estudos Avançados em Politicas Públicas II, atenderá as necessidades de aprofundamento nos estudos da turma do segundo ano noturno. Buscando promover estudos a respeito das reformas das Politicas Públicas do Brasil e suas implicações na educação brasileira no que se refere as suas próprias e formas de gestão. Entende-se que deste modo, serão aperfeiçoadas e analisadas as legislações e politicas públicas para a Educação Básica.
- Professor(a): Edilene Cunha Martinez
Ano letivo: 2019
Ementa: Aprofundamento dos estudos realizados na disciplina Políticas Públicas e Gestão da Educação no Brasil.
- Professor(a): Gislaine Aparecida Valadares de Godoy
Ano letivo: 2020
Ementa: Aprofundamento dos estudos realizados na disciplina Políticas Públicas e Gestão da Educação no Brasil.
- Professor(a): Adalberto Ferdnando Inocencio
Ano Letivo: 2018
Ementa: Aprofundar os diálogos entre as sociologias contemporâneas e a educação formal e não formal.
Compreender a contribuição dos teóricos da Sociologia para a Educação
Disciplina do 2º ano de Graduação em Pedagogia CRC/UEM - 9553/82
- Professor(a): Flavio Rodrigues de Oliveira
Ano Letivo: 2017
Ementa: Aprofundar os diálogos entre as sociologias contemporâneas e a educação formal e não formal.
- Professor(a): Gislaine Aparecida Valadares de Godoy
Ano Letivo: 2018
- Professor(a): Flavio Rodrigues de Oliveira
Ano letivo: 2018
Ementa: Referenciais históricos e legais do Curso de Pedagogia no Brasil. O campo de conhecimento e de atuação do pedagogo.
- Professor(a): Flavio Rodrigues de Oliveira
Ementa - Educação, comunicação e processos de produção de sentido.
Objetivos - Apresentar a educação como processo comunicacional. Examinar as diferentes formas de comunicação, suas linguagens e produção de sentido. Analisar textos midiáticos, artísticos e educacionais.
- Professor(a): Simone de Souza
Turma 81
- Professor(a): Suzana Pinguello Morgado
- Professor(a): Tiago Lenartovicz
Introdução à Educação e à Comunicação - Turma 81
- Professor(a): Eloiza Amalia Bergo Sestito Silva
Ano letivo: 2020
Ementa: A relação entre educação para diversidade e a reestruturação econômica e política do capitalismo, a partir do final do século XX.
Turma 81 - 4ª série
- Professor(a): Gislaine Aparecida Valadares de Godoy
Ano letivo: 2019
Turma 81 - 4º ano
- Professor(a): Eduardo Oliveira Sanches
A diversidade na agenda internacional.
Políticas educacionais para a diversidade.
- Professor(a): Darlene Novacov Bogatschov
Ementa: temáticas contemporâneas da psicologia da educação presentes na prática pedagógica (Res. 170/05-CEP).
Objetivos: desenvolver estudos que possibilitem a compreensão e superação de situações discriminatórias e estereótipos baseados em diferenças étnicas, sociais, religiosas e sexuas (Res. 170/05-CEP).
- Professor(a): Lucineia Maria Lazaretti
Temáticas contemporâneas da psicologia da educação presentes na prática pedagógica.
turma - 81
- Professor(a): Dhenis Rosina
Turma 81
- Professor(a): Luane Maciel Freire