Curso de Graduação em Pedagogia (CRC)

Ano letivo: 2019

Ementa: 

Ano letivo: 2018

Disciplina Híbrida do 3º ano de Graduação em Pedagogia - 9568/81

Ementa: 

  1. EMENTA

Fundamentação pedagógica do uso do computador na Educação. (Resol. nº 170/05 – CEP)

  1. OBJETIVOS
  • Possibilitar o conhecimento para compreensão e o uso do computador na educação;
  • Analisar o papel do professor no ambiente informatizado;
  • Estruturar metodologias para elaboração didática para o uso do computador em sala de aula. (Resol. nº 170/05 – CEP)
  1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  1. A tecnologia na escola e o paradigma educacional em mudança;
  2. Informática na educação no ensino fundamental;
  3. As abordagens do uso do computador na educação;
  4. Implicações na formação docente para o ambiente informatizado.

Educação e Informática - Turma 81

Turma 81 - Ano Letivo: 2017

Educação e Novas Tecnologias - Turma 81.

Ano Letivo: 2017

Ementa: O desenvolvimento histórico das tecnologias da informação e comunicação (TICs). Possibilidades de aprendizagem medida pelas

TICs no ensino presencial e à distância.

 

EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS

Ementa: O desenvolvimento histórico das tecnologias da informação e comunicação (TICs). Possibilidades de aprendizagem mediada pelas TICs no ensino presencial e a distância. (Res. 170/05-CEP) 

EMENTA - O desenvolvimento histórico das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Possibilidades de aprendizagem mediada pelas TIC no ensino presencial e a distância.

 

Ementa - Desenvolvimento histórico das tecnologias da informação e comunicação (TICs). Possibilidades de aprendizagem medida pelas TICs no ensino presencial e a distância.

Turma - 81

Ementa: Mediações entre trabalho no capitalismo e prática social educacional.

Objetivos: analisar as mediações entre trabalho e prática educativa na sociedade capitalista.

Turma 81

Disciplina Educação e Trabalho  do Curso de Pedagogia presencial do Campus Regional de Cianorte.

EMENTA

Análise semiótica de produções da Mídia, Arte e Educação.

OBJETIVOS

Identificar as relações entre linguagens na produção de sentido em diferentes tipos de texto da Mídia, Arte e Educação.

Analisar o conteúdo e os valores presentes no texto sincrético (verbal e visual) de livros didáticos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A simultaneidade de linguagens na comunicação e aprendizagem.

A co-presença de linguagens e produção de sentido em diferentes textos.

Ementa: Análise semiótica de produções da mídia, arte e educação.

 

5622 - Turma 81

Ementa:

- Análise semiótica de produções da mídia, arte e educação.

 

Objetivos:

- Identificar as relações entre linguagens na produção de sentido em diferentes tipos de textos da mídia, arte, educação.

- Analisar o conteúdo e os valores presentes no texto sincrético (verbal e visual) de livros didáticos.

 

Conteúdo programático:

- A simultaneidade de linguagens na comunicação e aprendizagem.

- A co-presença de linguagens e produção de sentido em diferentes textos.

Educação, Mídia e Arte - Turma 81

Turma 81 - CRC - Ano Letivo: 2017

Ano letivo: 2018

Trata-se de uma disciplina semi-presencial cuja finalidade central é explorar a Educação em interface à Sociedade e sua relação com a mídia e as tecnologias e formação cultural.

São objetivos desta disciplina:

  1. Compreender os conceitos de mídia e tecnologia, a fim de analisá-las de maneira crítica;
  2. Analisar as novas tecnologias e a mudança de paradigma educacional para as modalidades de educação presencial e a distância;
  3. Caracterizar a atuação do professor em ambientes virtuais de aprendizagem;
  4. Evidenciar as influências da mídia e das tecnologias na contemporaneidade;
  5. Problematizar o uso das tecnologias na educação; 

São conteúdos programáticos desta disciplina:

  1. Histórico conceitual de Mídia e Tecnologia;
  2. As influências da mídia na contemporaneidade;
  3. O uso das tecnologias na educação;
  4. Educação e semiformação.
  5. Tecnologias de Informação e Comunicação e o novo paradigma educacional
  6. Ensinar e aprender por meio das TICs.

Ano letivo: 2019

Ementa: A realidade brasileira na alfabetização. Dados estatísticos, sistemas de avaliação do processo e programas de formação docente para a educação de jovens e adultos.

Ano letivo: 2017

Disciplina presencial de Pedagogia voltada a formação em aspectos atuais da Alfabetização.

Debates em fórum, análise de textos e postagens de dados estatísticos e produção de textos e post sobre a temática.

Ano letivo: 2018

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

PROGRAMA DE DISCIPLINA

 

Curso:

Pedagogia

Campus:

CRC

Departamento:

Departamento de Pedagogia

Centro:

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

COMPONENTE CURRICULAR

Nome: Estudos Avançados em Alfabetização

Código:

Carga Horária: 68 h/a

Periodicidade: semestral

Ano de Implantação:

1. EMENTA

A realidade brasileira na alfabetização. Dados estatísticos, sistemas de avaliação do processo e programas de formação docente para a educação de jovens e adultos.

2. OBJETIVOS

  1. Compreender a realidade brasileira da alfabetização;
  2. Entender os modelos de avaliação e acompanhamento do processo;
  3. Analisar os indicadores de alfabetização de modo a compreender sua realidade;
  4. Estudar os programas de formação de alfabetizadores;
  5. Estudar os dados do analfabetismo de jovens e adultos.
             

 

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1-    Indicadores de avaliação e acompanhamento do desempenho da alfabetização

2-    Sistema nacional de avaliação da alfabetização (Prova Brasil)

3-    Formação do professor alfabetizador

4-    Programas de formação continuada de alfabetizadores

5-    A realidade do analfabetismo entre jovens e adultos.

4. REFERÊNCIAS

4.1- Básicas (Disponibilizadas na Biblioteca ou aquisições recomendadas)

COELHO, M.I.M.C. Vinte anos de avaliação da educação básica no Brasil: aprendizagens e desafios. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 59, p. 229-258, abr./jun. 2008.

GATTI, B; BARRETO, E.S.S. Professores do Brasil: Impasses e desafios, Brasília, UNESCO. 2009

BBRASIL, FNDE -MAPA – Mapa Brasileiro de alfabetização disponível em: http://brasilalfabetizado.fnde.gov.br/ acessado em 2016.

4.2- Complementares

 

 

 

 

 

 

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APROVAÇÃO DO DEPARTAMENTO

 

 

 

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APROVAÇÃO DO CONSELHO ACADÊMICO

Ano letivo: 2019

Objetivos do curso:

Analisar as mediações entre trabalho e prática educativa, com ênfase na sociedade capitalista;

Aprofundar as discussões sobre a agenda internacional para a educação a partir de 1990. 

Conteúdo Programático:

O trabalho como produção e alienação da condição humana e sua relação com a educação.

Os modelos produtivos capitalistas do século XX e XXI e sua relação com a educação.

As recomendações dos organismos internacionais para a educação a partir de 1990.

 

Ano letivo: 2019

Ementa: Aprofundamento dos estudos realizados na disciplina Políticas Públicas e Gestão da Educação.

Ano letivo: 2021

Ementa: Aprofundamento dos estudos realizados na disciplina Políticas Púbicas e Gestão da Educação.

Ano letivo: 2019

Ementa: Aprofundamento dos estudos realizados na disciplina Políticas Públicas e Gestão da Educação

Ano letivo: 2017

Ementa: Aprofundamento dos estudos realizados na disciplina Políticas Públicas e Gestão da Educação

 

Ano letivo: 2019

Ementa: Aprofundamento dos estudos realizados na disciplina Políticas Públicas e Gestão da Educação

Ano letivo: 2018

O curso Estudos Avançados em Politicas Públicas II, atenderá as necessidades de aprofundamento nos estudos da turma  do segundo ano noturno. Buscando promover estudos a respeito das reformas das Politicas Públicas do Brasil e suas implicações na educação brasileira no que se refere as suas próprias e formas de gestão. Entende-se que deste modo, serão aperfeiçoadas e analisadas  as legislações e politicas públicas para a Educação Básica.

Texto Fórum 4.pdfTexto Fórum 4.pdf

Ano letivo: 2019

Ementa: Aprofundamento dos estudos realizados na disciplina Políticas Públicas e Gestão da Educação no Brasil.

Ano letivo: 2020

Ementa: Aprofundamento dos estudos realizados na disciplina Políticas Públicas e Gestão da Educação no Brasil.

Ano Letivo: 2018

Ementa: Aprofundar os diálogos entre as sociologias contemporâneas e a educação formal e não formal.

Compreender a contribuição dos teóricos da Sociologia para a Educação 

Disciplina do 2º ano de Graduação em Pedagogia CRC/UEM - 9553/82

Ano Letivo: 2017

Ementa: Aprofundar os diálogos entre as sociologias contemporâneas e a educação formal e não formal.

Ano letivo: 2018

Ementa: Referenciais históricos e legais do Curso de Pedagogia no Brasil. O campo de conhecimento e de atuação do pedagogo. 

Ementa - Educação, comunicação e processos de produção de sentido.

Objetivos - Apresentar a educação como processo comunicacional. Examinar as diferentes formas de comunicação, suas linguagens e produção de sentido. Analisar textos midiáticos, artísticos e educacionais.

Introdução à Educação e à Comunicação - Turma 81

Ano letivo: 2020

Ementa: A relação entre educação para diversidade e a reestruturação econômica e política do capitalismo, a partir do final do século XX.

Turma 81 - 4ª série

Ano letivo: 2019

 

Turma 81 -  4º ano

A diversidade na agenda internacional.

Políticas educacionais para a diversidade.

 

Ementa: temáticas contemporâneas da psicologia da educação presentes na prática pedagógica (Res. 170/05-CEP).

Objetivos: desenvolver estudos que possibilitem a compreensão e superação de situações discriminatórias e estereótipos baseados em diferenças étnicas, sociais, religiosas e sexuas (Res. 170/05-CEP).

Temáticas contemporâneas da psicologia da educação presentes na prática pedagógica.

turma - 81