Curso de Graduação em Educação Física (CRI)

Ano letivo: 2019

Ementa: Procedimentos metodológicos de coleta e análise de dados qualitativos em Educação Física. Res.108/15-CI/CCI - Res.103/15-CI/CCI - Res.111/15-CI/CCI.

Procedimentos metodológicos de coleta e análise de dados qualitativos em Educação Física.

EMENTA: Estudo das variáveis intervenientes no processo de aprendizagem motora abordadas ao longo das fases e estágios do desenvolvimento motor do ser humano.

Ano letivo: 2020

Ementa: Procedimentos metodológicos de coleta e análise de dados qualitativos em Educação Física.                                                                                                                           

Ano letivo: 2020

Ementa: Estudos dos princípios e conceitos básicos de crescimento e desenvolvimento físico

Estudo dos princípios e conceitos básicos do crescimento e desenvolvimento físico.

EMENTA: Estudos das teorias e métodos que abordam diferentes alterações no corpo humano relacionado à deficiência física, sensorial e psicomotora tendo como objeto as ações pedagógicas na Educação Física. (Resol. nº 183/05 – CEP)

EMENTA: Estruturação dos componentes curriculares da Educação física no contexto do ensino infantil e fundamental enfatizando o processo de aquisição de habilidades motoras e a aprendizagem perceptiva motora.

Estágio Curricular Supervisionado específico para o processo ensino-aprendizagem da Educação Física escolar, na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental e na educação não formal.

Programa da Disciplina

1. Planejamento de Ensino convencional.

2. Orientação dos conteúdos do Curso de Educação Física para a prática pedagógica da escola – Educação Infantil (1 e 2) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

3. Observação, participação e direção no processo ensino aprendizagem da escola.

4. Orientação didático-pedagógica no processo ensino aprendizagem em aplicação.

5. Participação junto ao processo de administração das Escolas.

6. Seminários e palestras.

Ano letivo: 2020

Ementa: Estágio Curricular Supervisionado específico para o processo ensino-aprendizagem da educação física escolar, na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental. (Res. 183/05-CEP)

Estágio Curricular Supervisionado específico para o processo ensino-aprendizagem da educação física, nas séries finais ensino fundamental e no Ensino Médio em ambientes educacionais formais e não formais.

 

Ano letivo: 2020

Ementa: Fundamentos histórico-sociais, culturais, estético-artísticos e didático-pedagógicos da dança na Educação Física.

Ano letivo: 2020

Ementa: Estudo dos elementos históricos, pedagógicos e estéticos da ginástica.

Ano letivo: 2020

Ementa: Fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos da ginástica.

Ano letivo: 2020

Ementa: Estudo das concepções e perspectivas pedagógicas que orientam o processo de ensinoaprendizagem dos esportes coletivos, das diferentes abordagens didático-pedagógicas, orientações conceituais e estilos de ensino, bem como o planejamento e estruturação de atividades e tarefas pedagógicas. (Res. 183/05-CEP)

Introdução sobre as principais modalidades esportivas, fundamentos históricos, técnicos e táticos das diversas modalidades.

Estudo da organização, gestão e administração da Educação Física e Esporte.

O processo de produção do conhecimento e os procedimentos e técnicas ligados a pesquisa na área da Educação Física.

Ano letivo: 2020

Ementa: Fundamentos histórico-culturais, estéticos, técnicos e didático-pedagógicos da rítmica e expressão corporal na Educação Física.                                                                                                                                 

Ano letivo: 2020

Ementa: Elaboração e apresentação de monografia em educação física.