Curso de Graduação em Música

Ano letivo: 2019


Ementa: Conceitos de Arte e de Música. Educação Musical como área de conhecimento. História da Educação Musical no Brasil. Funções sociais da música. Música na Cultura e como cultura. Função político pedagógica do educador musical. Linhas psicológicas da aprendizagem musical. Estatuto da criança e do Adolescente. Orientação didática para o ensino de música para crianças. Práticas musicais e ludicidade para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Práticas músico educativas voltadas à defesa da qualidade do meio ambiente.


Objetivos: Estimular o pensamento crítico sobre os conceitos de arte e de música;
Favorecer a compreensão das especificidades da área de educação musical e sua intersecção com outros campos do conhecimento; 
Fazer um panorama do percurso da Educação Musical brasileira;
Discutir sobre as funções da música;
Compreender as relações entre música e cultura;
Conhecer as principais linhas psicológicas sobre a aprendizagem musical;
Conhecer os direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil;
Promover a conscientização e o papel do educador nas questões ambientais;
Oportunizar aos alunos a realização de observações, planejamentos, ensino e práticas musicais voltados para crianças.

Ano letivo: 2019

Ementa: Análise e a projeção das principais correntes pedagógico-musicais dos Séculos XX e XXI. Diversidade musical e construção de valores, atitudes e práticas de cidadania da juventude. Orientação didática para o ensino de música para adolescentes e jovens. Práticas musicais para anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Práticas músico educativas voltadas à defesa da qualidade do meio ambiente. Apreciação Musical como experiência educativa.

Objetivos: Conhecer e analisar as principais correntes pedagógico musicais dos séculos XX e XXI;
Refletir sobre o papel da educação musical diante da diversidade que permeia a vida do cidadão na adolescência e juventude;
Oportunizar aos alunos a realização de observações e práticas pedagógicas musicais para a adolescência e juventude;
Proporcionar práticas musico educativas que envolvam a reflexão e ação diante da diversidade musical contemporânea;
Proporcionar práticas musico educativas que envolvam a reflexão e ação pela qualidade do meio ambiente;
Estudar a relação entre apreciação e percepção musical;
Realizar análise de repertório variado direcionando e aprimorando a escuta musical.

Ano letivo: 2019

Ementa: Aspectos estéticos, sociológicos, psicológicos e filosóficos da Educação Musical. Hibridismo e formas de recepção e consumo musical. Interdisciplinaridade. O papel do educador musical na sociedade contemporânea considerando as diversidades cultural, étnico-racial (envolvendo inclusive indígenas e quilombolas), de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional. Educação Musical, Direitos humanos e acessibilidade social. Profissionalização do educador musical. Práticas de improvisação e composição como experiência educativa ambiental.

Nome: Harmonia Tonal
Código: 8096
Carga Horária: 68 h/a
Periodicidade: 2º semestre

EMENTA:
Elementos básicos e avançados da harmonia tonal de prática comum dos séculos XVIII e XIX; prática das técnicas de formação e encadeamento de estruturas harmônicas tonais.
OBJETIVOS:
Compreender as principais regras que envolvem a linguagem da harmonia tonal de prática comum dos séculos XVIII e XIX, visando fornecer conhecimentos necessários à análise, criação e interpretação musical.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Fundamentos acústicos da Tonalidade Funcional;
  • Estruturas Harmônicas: tríades, tétrades e suas inversões;
  • Fórmulas Cadenciais, Funções Harmônicas e Campo Harmônico;
  • Nomenclaturas analíticas Funcionais e da Harmonia Graduada;
  • Prolongamentos Estruturais;
  • Prolongamentos Melódicos: notas estranhas ao acorde;
  • Empréstimos Harmônicos e Modais;
  • Alterações Cromáticas;
  • Teoria da Modulação;
  • Encadeamento de vozes e Marchas Harmônicas;

 

Ano letivo: 2019

Ementa:

Conhecimento e Pesquisa.

Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos.

A Pesquisa em Música no Brasil.

O Projeto de Pesquisa em Música.

O Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação em Música.