Curso de Graduação em Estatística

Turma 32 - Prof. Nilton Luiz Queiroz Junior

Ementa: Métodos de análise para variáveis categóricas (Res. n.º 050/2013-CI/CCE).

Objetivos: Apresentar os métodos de análise estatística aplicada a variáveis categóricas. (Res. n.º 050/2013-CI/CCE).

Carga Horária: 68 h/a.

Ano letivo: 2018

Ementa: Métodos de análise exploratória de dados multivariados.

Métodos de inferência multivariada na análise de dados.

Apresentar e aplicar as principais técnicas exploratórias e inferenciais de dados multivariados.

Ano letivo: 2020

Ementa: Uso do Computador em Estatística. Programas computacionais aplicados à estatística descritiva. Inferência Estatística e Introdução a Modelagem. Geração de Variáveis Aleatórias. Introdução à simulação estocástica.

Código 8067

Ano letivo: 2020

Ementa: Introdução à Estatística e seus conceitos básicos. Métodos de análise exploratória de dados. Utilização de planilhas computacionais

Ano letivo: 2018

Ementa: Estudo de estruturade dados para a representação e manipulação de informações. Estudo das estruturade dados básicas: listas, árvores e suas generalizações. (Res. 035/2008-CEP)

Ano letivo: 2017

Ementa: Estudo de estruturas de dados para a representação e manipulação de informações. Estudo das estruturas de dados básicas: listas, árvores e suas generalizações. (Res. 035/2008-CEP)

Ano letivo: 2018

Ementa: Estudo de matrizes e sistemas lineares, álgebra vetorial, retas e planos, cônicas e quádricas. (Res. 035/2008-CEP)

Disciplina: 8065 - Inferência I. Ofertada ao 2º ano do curso de bacharelado em Estatística.

Este curso tem por ementa: Noções Gerais de Inferência Estatística. Formulação de um Modelo Estatístico. Métodos de Estimação. Propriedades dos Estimadores. Intervalos de Confiança. Estatísticas Suficientes. Famílias exponenciais.

Objetivo do curso:  Fornecer aos alunos conceitos básicos de estimação para o desenvolvimento da metodologia estatística, buscando formular e solucionar problemas que envolvam fenômenos aleatórios. Ilustrar procedimentos de estimação paramétrica em modelos probabilísticos.

Ementa; Teste de Hipótese. Testes Ótimos. Teste da Razão de Verossimilhança. Introdução ao Modelo Linear Normal. Inferência para o Modelo Linear Normal. (Res. n.º 050/2013-CI/CCE)

Objetivos: Fornecer aos alunos a capacidade de reconhecer um problema de teste de hipótese em situações reais, buscando sua formulação e conclusão. Introduzir o estudo do relacionamento de uma variável de interesse com outras variáveis explicativas, através do modelo linear normal. (Res. n.º 050/2013-CI/CCE)

 

8068/31

Ementa:

Teste de Hipótese. Testes Ótimos. Teste da Razão de Verossimilhança. Introdução ao Modelo Linear Normal. Inferência para o Modelo Linear Normal. (Res. n.º 050/2013-CI/CCE)

Ano letivo: 2020

Ementa: Estudo de técnicas para desenvolver a habilidade de identificar a metodologia adequada à análise de conjuntos de dados e suas possíveis limitações com elaboração de relatórios técnicos. 

Curso: Bacharelado em Estatística Campus: Sede

Departamento: Estatística

Centro: Ciências Exatas

COMPONENTE CURRICULAR

 Nome: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA Código: 8063

Carga Horária: 51 h/a Periodicidade: Semestral Ano de Implantação: 2014

 1. EMENTA

 Roteiro de um Projeto de Pesquisa. Tipos de Pesquisas. Tipos e fontes de dados. Instrumentos de coletas de dados. Processamento e Análise de dados. Relatórios. (Res. n.º 050/2013-CI/CCE)

 2. OBJETIVOS

 Capacitar os alunos a planejarem uma pesquisa estatística através da compreensão da natureza do trabalho científico. (Res. n.º 050/2013-CI/CCE)

 3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 1. Conceitos Básicos em Metodologia: Conceito de ciência e método científico. Processo de

pesquisa. Para que pesquisar. Atitudes do pesquisador.

 

2. Planejamento da Pesquisa: Revisão Bibliográfica. Justificativa. Delimitação do Problema.

Referencial teórico. Objetivos de pesquisa. Formulação de Hipóteses. Definições operacionais das variáveis. Definição de Metodologia. Plano de pesquisa. Plano da amostra. Coleta de dados: conceitualização, construção do questionário e entrevistas. Tipologias, índices e escalas. Uso de dados secundários. Custos, orçamento e cronograma.

 4. REFERÊNCIAS

 4.1- Básicas (Disponibilizadas na Biblioteca ou aquisições recomendadas)

 

1. ECO, H. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 22. ed. 2009.

 2. KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodolocia científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. 14. ed. rev. ampl. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

 3. KERLINGER, F. Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais. - São Paulo: E.P.U / EDUSP, 1980. 378 p.

 4. LAKATOS, E. M.; Marconi, M. A. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2004.

 5. MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 3 ed. 2001.

6. NBR 6023. Referências Bibliográficas.

 7. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 23 ed. 2003.

Observação: Aprovado em reunião departamental do dia 26/11/2014, conforme Ata nº 455 do DES.

 

Fornecer material para o uso das  procedures SAS  em modelos lineares generalizados

Ano letivo: 2020

Ementa: Modelagem de sistemas e métodos de programação linear.

Fornecer material didático da disciplina.

Tirar dúvidas e prestar esclarecimento acerca de conteúdos trabalhados em sala de aula.

Apresentar material interessante a disciplina.

Permitir ao aluno contado com o professor fora do horário de aula.

Lista de exercícios e atividades extra classes acerca dos conteúdos trabalhados em sala de aula na terça e quinta feira.

 

 

Ano letivo: 2020

Ementa: Vetores de Variáveis Aleatórias. Distribuição de Vetores de Variáveis Aleatórias. Distribuição Condicional. Transformações de Vetores de Variáveis Aleatórias. Conceitos de Convergência. Lei dos Grandes Números. Teorema Limite Central. Distribuições Limites de Distribuições Discretas. Introdução às Distribuições Multivariadas: Normal Multivariada e Multinomial.

4570

Planos amostrais no processo de investigação científica.