- Professor(a): Sandra Biegas
Projeto de evento de extensão cadastrado na DEX.
Processo: 802/2012
Proponentes: MUDI; Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada; Programa de Pós-graduação em Biociências Aplicada a Farmácia; Departamento de Biologia
Coordenação: Profa Dra. Débora de Mello Gonçales Sant´Ana - DCM/ PBF - dmgsantana@gmail.com
- Professor(a): Debora de Mello Goncales Sant Ana
Ano letivo: 2020
Introduzir conceitos e propriedades da teoria de matrizes, necessários na aplicação de técnicas estatísticas, exemplificando a teoria estudada com problemas práticos.
- Professor(a): Ana Beatriz Tozzo Martins
- Professor(a): Eniuce Menezes de Souza
- Professor(a): Willian Luis de Oliveira
- Professor(a): Paulo Cesar Ossani
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Andre William Alves de Assis
Ano letivo: 2018
Curso de Extensão, modalidade semi-presencial, já deliberada aprovação pelo Departamento de Enfermagem (proponente), cujo objetivo é conceituar a educação na saúde e seus desdobramentos; fundamentar os processos de educação na saúde quanto aos aspectos epistemológicos e metodológicos; contextualizar o histórico da educação na saúde; elucidar a política de educação permanente em saúde quanto aos conceitos, pressupostos e diretrizes; levantar as práticas exitosas de educação permanente em saúde quanto aos processos pedagógicos e alcances; reconhecer as oportunidades de transformação das práticas de saúde pelo PRO EPS SUS. Destinado prioritariamente aos profissionais que integram o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-PR), incluindo a equipe diretiva, apoiadores regionais de saúde e consultores temáticos. A metodologia será Aprendizagem centrada no aluno, com 64 horas de encontros presenciais e 128h de estudos independentes organizados e supervisionados por ambiente virtual de aprendizagem. A avaliação será participativa, incluindo avaliação do ministrante, auto-avaliação e avaliação por pares. A cada encontro presencial, os temas destinados aos estudos independentes serão foco de discussão e a participação será avaliada. A participação nos fóruns virtuais também será avaliada.
- Professor(a): Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Alvaro Phillipe Tazawa Delmont Pais
- Professor(a): Shandy Alexandra Morassi Francisco
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Flavio Augusto Vicente Seixas
Objetivos:
O "Ciclo de Estudos em Geografia Humana", tem por objetivo promover um espaço de diálogo, estudos e debates no âmbito da Geografia Humana e áreas afins, como um instrumento de contribuição para o processo de formação dos estudantes de geografia em assuntos correlatos a formação desse campo do saber enquanto ciência, bem como, temas pertinentes a reflexão da realidade social na atual conjuntura.
O ciclo 1 objetiva discutir a espacialidade das formas narrativas.
O ciclo 2 trata de refletir acerca de temáticas que vinculam a Geografia Urbana ao período vivenciado pela pandemia do Covid-19.
O ciclo 3 tem como objetivo específico conhecer e debater alguns pensadores vinculados a Geografia.
Ciclo 1 – A espacialidade das formas narrativas: entre ficção e realidade.
I - A narrativa e o contexto na produção dos mosaicos territoriais. Dia 16-06 - das 08 às 10h.
II - A territorialidade dos signos, deriva/transurbância e as formas de espetacularização da vida. Dia 17-06 - das 08 às 10h.
III – O lugar da civilização e seu corpo signo territorial. Dia 18-06 - das 08 às 10h.
Ministrante: Márcio Mendes Rocha (UEM).
Ciclo 2 – Cidade e pandemia: Geografia Urbana em tempos de Covid-19.
I - Assentamentos urbanos, salubridade e o debate sobre cidades saudáveis no atual contexto. Dia 18-06 - das 10 às 12h.
Ministrantes: Angela Maria Endlich (UEM) e Eduarda Costa (Un. Lisboa)
II - Incidência Covid em cidades diversas e, em especial, as implicações em pequenas cidades. Dia 19-06 - das 9 às 11h.
Ministrantes: Angela Maria Endich (UEM); Pedro Henrique C. Fernandes (UENP).
III - Desigualdade, dinâmicas territoriais e pandemia. Dia 25-06 - das 9 às 11h.
Ministrante: Cleverson Alexsander Reolon (UEM).
IV - Populações vulneráveis: periferias e imigrantes. Dia 26-06 - das 9 às 11h.
Ministrantes: Sueli de Castro Gomes (UEM) e Fabiana Valdoski Ribeiro (Gesp-Labur/USP e ONG - Casa da Gente/Barcelona).
Ciclo 3 – Reflexões sobre pensadores clássicos da Geografia.
I - Reflexões sobre pensadores clássicos: uma introdução as Geografias Libertárias. Dia 23-06 - das 9 às 11h.
Natureza, Espaço e Práxis Libertária na Geografia Social de Élisée Reclus.
Geografia e Anarquismo: Aproximações e a Obra de Piotr Kropotkin
Ministrantes: Anderson Luiz Machado dos Santos (UEM) e Angela Maria Endich (UEM).
II - Reflexões sobre pensadores clássicos: Kant, Goethe, Os Forsters e Humboldt: aspectos teóricos e de método na gênese da geografia moderna. Dia 24-06 das 19 às 21h.
Ministrantes: Francisco de Assis Gonçalves Junior (UFMT). Adélia Aparecida de Souza Haracenko (UEM) e Fernanda Perdigão da Fonseca Toniol (UEM).
- Professor(a): Adelia Aparecida de Souza Haracenko
Ano letivo: 2017
Grupo do Conselho de Consultores da CAE
- Professor(a): Leila Pessoa da Costa
- Professor(a): Sandra Aparecida de Oliveira Collet
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Shandy Alexandra Morassi Francisco
- Professor(a): Mena Cristina Marcolino
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Edson Alves de Oliveira Junior
- Professor(a): Miriam Cordeiro Mendonça
- Professor(a): Roseli Terezinha Selicani Teixeira
Curso de extensão sobre o uso de tablets no ensino de Ciências e Matemática.
- Professor(a): Edilson Soares Miranda
- Professor(a): Valdinei Cezar Cardoso
- Professor(a): Ailton Jose Morelli
- Tutor(a): Tadao Hara
PRO. 325/2013 -Curso de Extensão Introdução à Álgebra Linear que tem como objetivo: oferecer um curso de difusão cultural que apresente os conceitos básicos envolvidos no estudo da Álgebra Linear, preparando os estudantes para um curso avançado de Álgebra Linear, o que pode contribuir para uma redução na evasão e na reprovação de estudantes nesta disciplina.
- Professor(a): Valdinei Cezar Cardoso
Curso de Extensão - Mini curso - JOGOS DE EMPRESAS - Prof. Manoel
- Professor(a): Manoel Francisco Carreira
- Professor(a): Edilson Soares Miranda
- Professor(a): Joao Debastiani Neto
- Professor(a): Valdinei Cezar Cardoso
O conceito de função, em Matemática, e sua representação algébrica, constituem num dos principais assuntos tratados nos Ensinos Fundamental e Médio. No entanto, as dificuldades encontradas pelos estudantes dos Ensinos: Fundamental, Médio e Superior, na compreensão deste assunto, são inúmeras, principalmente, devido ao tratamento formal com o qual ele é abordado, desde as séries iniciais. O ensino de Matemática na Educação Básica, caracteriza-se por ser uma das principais dificuldades enfrentadas, pelos alunos, para a abstração dos conceitos, bem como para a formalização de um modelo matemático para uma situação. Este curso visa contribuir para a formação continuada dos acadêmicos de cursos de graduação e professores propondo um curso sobre a aprendizagem de conceitos matemáticos básicos fundamentais para a continuidade dos estudos em nível superior ou para a utilização da Matemática em situações cotidianas.
- Professor(a): Edilson Soares Miranda
- Professor(a): Joao Debastiani Neto
- Professor(a): Valdinei Cezar Cardoso
Objetivo Geral:
Identificar quais representações matemáticas os estudantes e professores de Física elaboram sobre alguns fenômenos envolvendo o conceito de calor, bem como os possíveis modelos mentais gerados para o estabelecimento de relações entre o conceito físico e suas equações matemáticas.
Objetivos Específicos:
- Oportunizar aos estudantes e professores, o contato com atividades diferenciadas relacionadas ao conceito de calor, instigando-os a elaboração e representação dos possíveis modelos mentais que associam o fenômeno físico com a sua representação matemática;
- Propiciar aos estudantes e professores, a oportunidade de rever alguns conceitos importantes e propriedades relacionadas ao tema calor;
- Despertar, nos participantes, o interesse para a pesquisa científica.
- Professor(a): Marli Schmitt Zanella
- Professor(a): Valdinei Cezar Cardoso
Ano letivo: 2017
- Professor(a): Marilia Ignatius Nogueira Carneiro
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Marilia Ignatius Nogueira Carneiro
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Paulo Inada
Ano letivo: 2020
Desenvolver atividades introdutórias de biologia para os alunos de Tecnologia e Engenharia de alimentos para um melhor desenvolvimento de outras disciplinas principalmente Introdução a Microbiologia.
- Professor(a): Juliana Bueno Ruiz Rebecca
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Danilo Hisano Barbosa
- Professor(a): Manoel Francisco Carreira
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Alexandre Diorio
- Professor(a): Djeine Cristina Schiavon Maia
- Professor(a): Fernanda Ribeiro Gaspar Branco da Silva
- Professor(a): Mara Heloisa Neves Olsen Scaliante
- Professor(a): Marcelo Fernandes Vieira
- Professor(a): Paulo Eduardo Polon
- Professor(a): Quelen Leticia Shimabuku Biadola
- Professor(a): Sergio Henrique Bernardo Faria
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Camila Buziquia Dartibale
- Professor(a): Nilson Carlos More
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Giuliano Gomes de Assis Pimentel
O curso de extensao " Entendendo a Terra: sua origem, evolução e características a partir da Geologia " tem como objetivos principais: apresentar a importância dessa área do conhecimento, a Geologia, e seu papel na compreensão de áreas afins (como geografia, biologia, química), propiciar aprofundamentos em conceitos e princípios de astronomia, astrofísica, mineralogia, estratigrafia, e paleontologia, e com isso ampliar a cultura geral e científica desta importante Geociência.
- Professor(a): Patricia de Sousa
- Professor(a): Susana Volkmer
Ano letivo: 2019
- Professor(a): Grace Jacqueline Aquiles
Ano letivo: 2020
Objetivos do Curso:
1. Estudar as relações entre o espaço geográfico e os eventos de saúde
2. Entender as características das epidemias e pandemias
3. Estudar e debater a produção científica recente sobre a Covid-19
4. Debater o potencial do trabalho do geógrafo na análise das situações de saúde
- Professor(a): Valeria Lima
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Caliane Bastos Borba Costa
- Professor(a): Mauro Antonio da Silva Sa Ravagnani
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Nilson Carlos More
Ano leitivo: 2020
- Professor(a): Andreia Goncalves
- Professor(a): Juliana de Oliveira Gomes Costa Paulo
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Nilda Aparecida Barbosa
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Keila de Souza Silva
- Professor(a): Joao Roberto Geronimo
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Brian Alvarez Ribeiro de Melo
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Keila de Souza Silva
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Claudivan Sanches Lopes
- Professor(a): Leonardo Dirceu de Azambuja
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Paulo Henrique Borges
- Professor(a): Priscila Garcia Marques
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Lucas de Oliveira Teixeira
- Professor(a): Yandre Maldonado e Gomes da Costa
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Nilton Luiz Queiroz Junior
Projeto de construção e manutenção da home page do DEP
- Professor(a): Manoel Francisco Carreira
- Professor(a): Vivian Cristine Gimenes Turato
Projeto de extensão "Conjuntura econômica brasileira", CI no. 1887/2005, Sub-grupo Conjuntura agropecuária, do Departamento de Economia (DCO)
- Professor(a): Marina Silva da Cunha
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Daniel Tait Vareschini
- Professor(a): Edvan Vinicius Goncalves
- Professor(a): Lucio Cardozo Filho
- Professor(a): Mara Heloisa Neves Olsen Scaliante
- Professor(a): Marcos de Souza
- Professor(a): Oswaldo Curty da Motta Lima
- Professor(a): Sergio Henrique Bernardo Faria
Ano letivo: 2020
Treinamento dos internos do quinto e sexto ano de medicina nos protocolos institucionais da área de Pediatria do Hospital Universitário de Maringá.
- Professor(a): Ana Gabriela Gomes Ferrari Strang
- Professor(a): Gabriela de Franca Lopes
- Professor(a): Olivia Toshie Oiko
- Tutor(a): Bruna Maria Geronimo
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Carlos Fransley Scatambulo Costa
- Professor(a): Zaqueu Sampaio da Silva
Ano letivo: 2020
- Professor(a): Mauricio Antonio Custodio de Melo
Ano letivo: 2020
Apresentar conceitos de cálculo de probabilidade em espaços contı́nuos bivariados exemplificando a teoria através de exemplos. O curso também tem por objetivo preparar o aluno para análise mul-tivariada e discutir a aplicação dos resultados teóricos em processos estatı́sticos inferencias.
- Professor(a): George Lucas Moraes Pezzott
Ano Letivo: 2020
I - Tópicos Especiais em Microeconomia
II - Tópicos Especiais em Macroeconomia
- Professor(a): Claudia Bueno Rocha Vidigal
Ano letivo: 2020
Este curso tem como objetivo introduzir os alunos ao ambiente de desenvolvimento R, apresentando a instalação, operações básicas com vetores e matrizes e construção de estatísticas descritivas.
- Professor(a): Brian Alvarez Ribeiro de Melo
- Professor(a): Vitor Jose Landi Silverio
Ano letivo: 2019
CURSO PRÁTICO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA EM PEDIATRIA
Coordenação : Prof. Ms. Edson Arpini Miguel
Introdução:
1. Ventilação Mecânica Convencional
Das medidas de suporte ao paciente crítico, a ventilação mecânica é sem dúvida uma das intervenções mais utilizadas no decorrer dos anos, adaptando modos de ventilação e tipos de ventiladores às várias condições clínicas.
O uso de ventilação mecânica para o tratamento da insuficiência respiratória em neonatologia é relatado desde os anos 50 e seu desenvolvimento cresce no final dos anos 60 e início dos anos 70, quando REYNOLDS et al. (1971) descrevem o aumento dos níveis sangüíneos de oxigênio em RN ventilados com aparelhos ciclados a tempo e limitados a pressão.
A partir de então, vários autores abordaram aspectos da fisiologia, da mecânica e dos parâmetros utilizados em cada modo de ventilar, enfocando o paciente recém-nascido. (SPITZER et al.,1989)
GREGORY et al., preconizam a pressão positiva contínua das vias aéreas (CPAP nasal) ainda em 1971 e embora esta técnica tenha sido inicialmente pouco utilizada, após pequenas alterações e simplificações dos circuitos, a mesma mostrou-se eficaz em pacientes com desconforto respiratório leve a moderado, evitando, muitas vezes, a prótese ventilatória traqueal. Este modo de ofertar oxigênio é largamente utilizado no tratamento da doença da membrana hialina (DMH), melhorando a apnéia da prematuridade, a síndrome de aspiração meconial (SAM) e a taquipnéia transitória do RN (TTRN) entre outras.(AHUMADA, 1996)
2. Ventilação de Oscilatória de Alta frequência:
Dispomos em nosso hospital um moderno ventilador que reproduz a modalidade de ventilação oscilatória de alta frequência que é uma modalidade ventilatória não convencional onde se utiliza freqüências supra fisiológicas (entre 4 e 15 Hz ou 240 a 900 rpm) com baixos volumes correntes (1 a 2 ml/kg). Vários autores utilizam esta técnica que apresentava uma forma alternativa de troca gasosa. Bohn e cols. em 1980, demonstram os primeiros resultados da VOAF em prematuros com Doença da Membrana Hialina (DMH).
O FDA (The Food and Drugs Administration) definiu como VAF aquelas ventilações que utilizem freqüências superiores a 150 ciclos por minuto. Veremos, a seguir, que nas várias formas de VAF os valores variam entre 2 e 15 Hz (1Hz=60 incursões por minuto).
3. Oxigenoterapia em pediatria
- Fisiologia e utilização do oxigênio em situações críticas
- Utilização no tratamento de Insuficiência respiratória aguda e crônica
- Forma de uso: materiais e produtos utilizados
Desenvolvimento das atividades:
Reuniões de até 10 profissionais com duração de 50 minutos, onde serão apresentados os principais modos e estratégias de ventilação em pediatria e neonatologia.
Publico alvo: Médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do serviço de pediatria, UTI neonatal e UTI pediátrica.
Material utilizado e área física:
Ventiladores mecânicos em uso no HUM, convencional e Sensormedics 3100 ( Ventilador de alta frequência).
Local: Salas de aula anexo à UTI Pediátrica com estrutura para instalação dos aparelhos.
Conteúdos abordados na Oficina:
- CPAP: Continous Positive End Pressure
- Ventilação Mandatória Intermitente / Sincronizada
- Ventilação Oscilatória de Alta Frequencia
- Recrutamento alveolar
Referencias bibliográficas
- Rotta AT, Gunnarsson B, Steinhorn DM. Comparasion of lung protective ventilation strategies in a small animal model of acute lung injury. Crit Care Med 1998; 26: 1707-15.
- Taskar V, John J, Evander E, Robertson B, Jonson B. Surfactant dysfunction makes lungs vulnerable to repetitive collapse and reexpansion. Am J Respir Crit Care Med 1997; 155: 313-20.
- AMATO MBP, BARBAS CSV, MEDEIROS DM et al. Effects of a protective-ventilator strategy on mortality in ARDS. N Engl J Med, v.338, p. 347-354, 1998.
- DREYFUS D, SALOMON G : Role of tidal volume FRC and end-inspiratory volumes in development of pulmonary edema following mechanic ventilation. Am Rev Respir Dis., v.148, p.1194-1203,1993.
-
MIGUEL, E.A. et al. Ventilação oscilatória de alta freqüência em neonatologia: série de 25 casos. Revista UNINGÁ, Maringá – PR, n.16, p.207-218, abr./jun. 2008.
- Professor(a): Edson Roberto Arpini Miguel