Cursos/Grupos/Projetos de Extensão
Solicito a criação de um ambiente de curso para o evento de extensão intitulado: 3º Simpósio de Capacitação para os Monitores do MUDI 2012.
Projeto de evento de extensão cadastrado na DEX.

Processo: 802/2012
Proponentes: MUDI; Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada; Programa de Pós-graduação em Biociências Aplicada a Farmácia; Departamento de Biologia

Coordenação:
Profa Dra. Débora de Mello Gonçales Sant´Ana - DCM/ PBF
- dmgsantana@gmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Ano letivo: 2020

Introduzir conceitos e propriedades da teoria de matrizes, necessários na aplicação de técnicas estatísticas, exemplificando a teoria estudada com problemas práticos.

Ano letivo: 2018

Curso de Extensão, modalidade semi-presencial, já deliberada aprovação pelo Departamento de Enfermagem (proponente), cujo objetivo é conceituar a educação na saúde e seus desdobramentos; fundamentar os processos de educação na saúde quanto aos aspectos epistemológicos e metodológicos; contextualizar o histórico da educação na saúde; elucidar a política de educação permanente em saúde quanto aos conceitos, pressupostos e diretrizes; levantar as práticas exitosas de educação permanente em saúde quanto aos processos pedagógicos e alcances; reconhecer as oportunidades de transformação das práticas de saúde pelo PRO EPS SUS. Destinado prioritariamente aos profissionais que integram o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-PR), incluindo a equipe diretiva, apoiadores regionais de saúde e consultores temáticos. A metodologia será Aprendizagem centrada no aluno, com 64 horas de encontros presenciais e 128h de estudos independentes organizados e supervisionados por ambiente virtual de aprendizagem. A avaliação será participativa, incluindo avaliação do ministrante, auto-avaliação e avaliação por pares. A cada encontro presencial, os temas destinados aos estudos independentes serão foco de discussão e a participação será avaliada. A participação nos fóruns virtuais também será avaliada.

Objetivos:

O "Ciclo de Estudos em Geografia Humana", tem por objetivo promover um espaço de diálogo, estudos e debates no âmbito da Geografia Humana e áreas afins, como um instrumento de contribuição para o processo de formação dos estudantes de geografia em assuntos correlatos a formação desse campo do saber enquanto ciência, bem como, temas pertinentes a reflexão da realidade social na atual conjuntura.

O ciclo 1 objetiva discutir a espacialidade das formas narrativas.

O ciclo 2 trata de refletir acerca de temáticas que vinculam a Geografia Urbana ao período vivenciado pela pandemia do Covid-19.

O ciclo 3 tem como objetivo específico conhecer e debater alguns pensadores vinculados a Geografia.

Ciclo 1 – A espacialidade das formas narrativas: entre ficção e realidade.

I - A narrativa e o contexto na produção dos mosaicos territoriais. Dia 16-06 - das 08 às 10h.

II - A territorialidade dos signos, deriva/transurbância e as formas de espetacularização da vida. Dia 17-06 - das 08 às 10h.

III – O lugar da civilização e seu corpo signo territorial. Dia 18-06 - das 08 às 10h.

Ministrante: Márcio Mendes Rocha (UEM).

Ciclo 2 – Cidade e pandemia: Geografia Urbana em tempos de Covid-19.

I - Assentamentos urbanos, salubridade e o debate sobre cidades saudáveis no atual contexto. Dia 18-06 - das 10 às 12h.

Ministrantes: Angela Maria Endlich (UEM) e Eduarda Costa (Un. Lisboa)

II - Incidência Covid em cidades diversas e, em especial, as implicações em pequenas cidades. Dia 19-06 - das 9 às 11h.

Ministrantes: Angela Maria Endich (UEM); Pedro Henrique C. Fernandes (UENP).

III - Desigualdade, dinâmicas territoriais e pandemia. Dia 25-06 - das 9 às 11h.

Ministrante: Cleverson Alexsander Reolon (UEM).

IV - Populações vulneráveis: periferias e imigrantes. Dia 26-06 - das 9 às 11h.

Ministrantes: Sueli de Castro Gomes (UEM) e Fabiana Valdoski Ribeiro (Gesp-Labur/USP e ONG - Casa da Gente/Barcelona).

Ciclo 3 – Reflexões sobre pensadores clássicos da Geografia.

I - Reflexões sobre pensadores clássicos: uma introdução as Geografias Libertárias. Dia 23-06 - das 9 às 11h.

Natureza, Espaço e Práxis Libertária na Geografia Social de Élisée Reclus.

Geografia e Anarquismo: Aproximações e a Obra de Piotr Kropotkin

Ministrantes: Anderson Luiz Machado dos Santos (UEM) e Angela Maria Endich (UEM).

II - Reflexões sobre pensadores clássicos: Kant, Goethe, Os Forsters e Humboldt: aspectos teóricos e de método na gênese da geografia moderna. Dia 24-06 das 19 às 21h.

Ministrantes: Francisco de Assis Gonçalves Junior (UFMT). Adélia Aparecida de Souza Haracenko (UEM) e Fernanda Perdigão da Fonseca Toniol (UEM).

Resumo do curso.pdfResumo do curso.pdf

Ano letivo: 2017

Grupo do Conselho de Consultores da CAE

Curso de extensão sobre o uso de tablets no ensino de Ciências e Matemática.

PRO. 325/2013 -Curso de Extensão Introdução à Álgebra Linear que tem como objetivo: oferecer um curso de difusão cultural que apresente os conceitos básicos envolvidos no estudo da Álgebra Linear, preparando os estudantes para um curso avançado de Álgebra Linear, o que pode contribuir para uma redução na evasão e na reprovação de estudantes nesta disciplina. 

Curso de Extensão - Mini curso - JOGOS DE EMPRESAS - Prof. Manoel

Processo 1699/2012 O ensino de Matemática na Educação Básica, caracteriza-se por ser uma das principais dificuldades enfrentadas, pelos alunos, para a abstração dos conceitos, bem como para a formalização de um modelo matemático para uma situação. Este curso visa contribuir para a formação continuada dos acadêmicos de cursos de graduação e professores propondo um curso sobre a aprendizagem de Matemática básica, utilizando como ferramenta principal alguns jogos digitais gratuitos que, na sua maioria não são utilizados pelos professores/acadêmicos por serem produzidos utilizando as línguas inglesa, francesa ou espanhola. Sendo assim nosso objetivo é contribuir para que as instruções de tais jogos sejam fornecidas na língua portuguesa aproximando tais mídias dos seus usuários e facilitando assim a sua utilização em situações de ensino e aprendizagem de matemática.
Objetivos do curso:
O conceito de função, em Matemática, e sua representação algébrica, constituem num dos principais assuntos tratados nos Ensinos Fundamental e Médio. No entanto, as dificuldades encontradas pelos estudantes dos Ensinos: Fundamental, Médio e Superior, na compreensão deste assunto, são inúmeras, principalmente, devido ao tratamento formal com o qual ele é abordado, desde as séries iniciais. O ensino de Matemática na Educação Básica, caracteriza-se por ser uma das principais dificuldades enfrentadas, pelos alunos, para a abstração dos conceitos, bem como para a formalização de um modelo matemático para uma situação. Este curso visa contribuir para a formação continuada dos acadêmicos de cursos de graduação e professores propondo um curso sobre a aprendizagem de conceitos matemáticos básicos fundamentais para a continuidade dos estudos em nível superior ou para a utilização da Matemática em situações cotidianas.

Objetivo Geral:

Identificar quais representações matemáticas os estudantes e professores de Física elaboram sobre alguns fenômenos envolvendo o conceito de calor, bem como os possíveis modelos mentais gerados para o estabelecimento de relações entre o conceito físico e suas equações matemáticas.

Objetivos Específicos:

- Oportunizar aos estudantes e professores, o contato com atividades diferenciadas relacionadas ao conceito de calor, instigando-os a elaboração e representação dos possíveis modelos mentais que associam o fenômeno físico com a sua representação matemática;

- Propiciar aos estudantes e professores, a oportunidade de rever alguns conceitos importantes e propriedades relacionadas ao tema calor;

- Despertar, nos participantes, o interesse para a pesquisa científica.

Ano letivo: 2020

Desenvolver atividades introdutórias de biologia para os alunos de Tecnologia e Engenharia de alimentos para um melhor desenvolvimento de outras disciplinas principalmente Introdução a Microbiologia.

O curso de extensao " Entendendo a Terra: sua origem, evolução e características a partir da Geologia " tem como objetivos principais: apresentar a importância dessa área do conhecimento, a Geologia, e seu papel na compreensão de áreas afins (como geografia, biologia, química), propiciar aprofundamentos em conceitos e princípios de astronomia, astrofísica, mineralogia, estratigrafia, e paleontologia, e com isso ampliar a cultura geral e científica desta importante Geociência.

Ano letivo: 2020

Objetivos do Curso:

1. Estudar as relações entre o espaço geográfico e os eventos de saúde

2. Entender as características das epidemias e pandemias

3. Estudar e debater a produção científica recente sobre a Covid-19

4. Debater o potencial do trabalho do geógrafo na análise das situações de saúde

Ano letivo: 2020

Este curso será aberto para auxílio aos monitores do MUDI na área de Matemática.

O curso tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos o contato com discussões acerca da produção, circulação, avaliação e uso de materiais didáticos para o ensino de biotecnologia nas escolas.

Projeto de construção e manutenção da home page do DEP

Projeto de extensão "Conjuntura econômica brasileira", CI no. 1887/2005, Sub-grupo Conjuntura agropecuária, do Departamento de Economia (DCO)

Ano letivo: 2020

Treinamento dos internos do quinto e sexto ano de medicina nos protocolos institucionais da área de Pediatria do Hospital Universitário de Maringá.

Ano letivo: 2020

Apresentar conceitos de cálculo de probabilidade em espaços contı́nuos bivariados exemplificando a teoria através de exemplos. O curso também tem por objetivo preparar o aluno para análise mul-tivariada e discutir a aplicação dos resultados teóricos em processos estatı́sticos inferencias.

Ano Letivo: 2020

I - Tópicos Especiais em Microeconomia

II - Tópicos Especiais em Macroeconomia

Ano letivo: 2020

Este curso tem como objetivo introduzir os alunos ao ambiente de desenvolvimento R, apresentando a instalação, operações básicas com vetores e matrizes e construção de estatísticas descritivas.

 Ano letivo: 2019

CURSO PRÁTICO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA EM PEDIATRIA

 

Coordenação : Prof. Ms. Edson Arpini Miguel

 

Introdução:

 

1. Ventilação Mecânica Convencional

Das medidas de suporte ao paciente crítico, a  ventilação mecânica é sem dúvida uma das intervenções mais utilizadas no decorrer dos anos, adaptando modos de ventilação e tipos de ventiladores às várias condições clínicas.

O uso de ventilação mecânica para o tratamento da insuficiência respiratória em neonatologia é relatado desde os anos 50 e seu desenvolvimento cresce no final dos anos 60 e início dos anos 70, quando REYNOLDS et al. (1971)  descrevem o aumento dos níveis sangüíneos de oxigênio em RN ventilados com aparelhos ciclados a tempo e limitados a pressão. 

A partir de então, vários autores abordaram aspectos da fisiologia, da mecânica e dos parâmetros utilizados em cada modo de ventilar, enfocando o paciente recém-nascido. (SPITZER et al.,1989)

 GREGORY et al., preconizam a pressão positiva contínua das vias aéreas (CPAP nasal) ainda em 1971 e embora esta técnica tenha sido inicialmente pouco utilizada, após pequenas alterações e simplificações dos circuitos, a mesma mostrou-se eficaz em pacientes com desconforto respiratório leve a moderado, evitando, muitas vezes, a prótese ventilatória traqueal.  Este modo de ofertar oxigênio é largamente utilizado no tratamento da doença da membrana hialina (DMH), melhorando a apnéia da prematuridade, a síndrome de aspiração meconial (SAM) e a taquipnéia transitória do RN (TTRN) entre outras.(AHUMADA, 1996)

 

2. Ventilação de Oscilatória de Alta frequência:

Dispomos em nosso hospital um moderno ventilador que reproduz a modalidade de ventilação oscilatória de alta frequência que é uma modalidade ventilatória não convencional onde se utiliza freqüências supra fisiológicas (entre 4 e 15 Hz ou 240 a 900 rpm) com baixos volumes correntes (1 a 2 ml/kg). Vários autores  utilizam esta técnica que apresentava uma forma alternativa de troca gasosa.  Bohn e cols. em 1980, demonstram os primeiros resultados da VOAF em prematuros com Doença da Membrana Hialina (DMH).  

O FDA (The Food and Drugs Administration) definiu como VAF aquelas ventilações que utilizem freqüências superiores a 150 ciclos por minuto. Veremos, a seguir, que nas várias formas de VAF  os valores variam entre 2 e 15 Hz (1Hz=60 incursões por minuto).

 

3. Oxigenoterapia em pediatria

  • Fisiologia e utilização do oxigênio em situações críticas
  • Utilização no tratamento de Insuficiência respiratória aguda e crônica
  • Forma de uso: materiais e produtos utilizados

Desenvolvimento das atividades:

Reuniões de até 10 profissionais com duração de 50 minutos, onde serão apresentados os principais modos e estratégias de ventilação em pediatria e neonatologia.

 

Publico alvo: Médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do serviço de pediatria, UTI neonatal e UTI pediátrica.

 

Material utilizado e área física:

Ventiladores mecânicos em uso no HUM, convencional e Sensormedics 3100 ( Ventilador de alta frequência).

 

Local: Salas de aula anexo à UTI Pediátrica com estrutura para instalação dos aparelhos.

Conteúdos abordados na Oficina:

  • CPAP: Continous Positive End Pressure
  • Ventilação Mandatória Intermitente / Sincronizada
  • Ventilação Oscilatória de Alta Frequencia
  • Recrutamento alveolar

Referencias bibliográficas

  1. Rotta AT, Gunnarsson B, Steinhorn DM. Comparasion of lung protective ventilation strategies in a small animal model of acute lung injury. Crit Care Med 1998; 26: 1707-15.
  2. Taskar V, John J, Evander E, Robertson B, Jonson B. Surfactant dysfunction makes lungs vulnerable to repetitive collapse and reexpansion. Am J Respir Crit Care Med 1997; 155: 313-20.
  3. AMATO MBP, BARBAS CSV, MEDEIROS DM et al. Effects of a protective-ventilator strategy on mortality in ARDS. N Engl J Med, v.338, p. 347-354, 1998.
  4. DREYFUS D, SALOMON G : Role of tidal volume FRC and end-inspiratory volumes in development of pulmonary edema following mechanic ventilation. Am Rev Respir Dis., v.148, p.1194-1203,1993.
  5. MIGUEL, E.A. et al. Ventilação oscilatória de alta freqüência em neonatologia: série de 25 casos. Revista UNINGÁ, Maringá – PR, n.16, p.207-218, abr./jun. 2008.