Ano letivo: 2018
Ementa: Estudo da língua francesa e de seu processo de ensino e de aprendizagem, em seus aspectos gramaticais, comunicativo-discursivos e socioculturais, a fim de promover situações em que os alunos possam: desenvolver a prática de comunicação em língua francesa; desenvolver suas habilidades comunicativas, aprimorar sua capacidade pedagógica, formulando, aplicando e avaliando atividades que desenvolvam a reflexão, a criatividade, a criticidade e a interação comunicativa.
- Professor(a): Wagner Vonder Belinato
Estudo da literatura grega e latina e seus componentes culturais.
- Professor(a): Luiz Carlos Andre Mangia Silva
Conteúdo Programático da disciplina - código 5004/ turma1
1. Relacionantes - preposições e conjunções
2. Composições Sintagmáticas;
3. Análise e aplicação dos conteúdos em diferentes gêneros textuais.
(Resolução 181/2005-CEP.)
- Professor(a): Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso
Ano letivo: 2019
Ementa: Estrutura, relação e princípios da classificação das palavras em língua portuguesa, a partir das propostas da NGB e de diferentes usos efetivos. (Res. 181/2005-CEP)
- Professor(a): Helcius Batista Pereira
Ano letivo: 2020
Ementa: Estrutura, relação e princípios da classificação das palavras em Língua Portuguesa, a partir das propostas da NGB e de diferentes usos efetivos. (Res. 181/2005-CEP)
- Professor(a): Andre William Alves de Assis
- Professor(a): Flavia Zanutto
- Professor(a): Flavia Zanutto
Ano letivo: 2020
Ementa: Estudo do Conto e do Romance em Língua Inglesa articulado com a formação do profissional de ensino de Língua Inglesa, abordando os temas de identidade, direitos humanos, Crítica Feminista, Pós-Colonialismo (relações étnico-raciais), Ecocrítica (meio-ambiente).
- Professor(a): Geniane Diamante Ferreira Ferreira
Ano letivo: 2019
Ementa: Estudo do Drama e da Poesia em Língua Inglesa articulado com a formação do profissional de Língua Inglesa (Res. 165/15 - CI/CCH).
Objetivos: 1) Instrumentalizar teoricamente o aluno e capacitá-lo para distinguir no gênero dramático as características específicas da tragédia e da comédia, desenvolvendo um espírito crítico de observação da qualidade mimética própria do drama Shakespeareano e da contemporaneidade;
2) Estudar e analisar criticamente a teoria e a estrutura do poema;
3) Produzir textos analíticos e interpretativos de maneira dissertativa sobre textos literários em língua inglesa dentro dos padrões do discurso científico;
4) Instrumentalizar o aluno crítica e metodologicamente para o ensino de dramaturgia e do poema em língua inglesa;
5) Estudar as possíveis relações entre literatura e outras artes.
- Professor(a): Erica Fernandes Alves
Ano letivo: 2020
Ementa: Estrutura e princípios de formação de novas palavras em língua portuguesa a partir das propostas da NGB e reflexão sobre as diferentes análises e suas implicações na caracterização do processo de sua constituição morfológica. (Res. 181/2005-CEP)
- Professor(a): Andre Luis Antonelli
Ano letivo: 2020
Ementa: Aplicação das noções funções sintáticas, da estrutura oracional do período simples e das relações textuais. Análise crítica dos diferentes pontos de vista dos gramáticos de língua portuguesa a partir da NGB e as implicações na formalização de métodos de análise. (Res. 181/2005 – CEP)
- Professor(a): Andre William Alves de Assis
Ano letivo: 2019
Ementa: Prática da leitura e da produção de textos a partir de uma abordagem enunciativa. (Res. 006/2008-CI/CCH)
Turmas 9752 - Turma 1
9752 - Turma 3
- Professor(a): Annie Rose dos Santos
Ano letivo: 2019
Ementa: Prática da leitura e da produção de textos a partir de uma abordagem enunciativa. (Res. 006/2008-CI/CCH)
Trabalho com oralidade, leitura e escrita.
- Professor(a): Annie Rose dos Santos
Ano letivo: 2020
Ementa: Estudo e prática dos elementos de transposição didática relacionados ao ensino da leitura, da produção textual e da análise linguística. Estudo de situações-problema no ensino aprendizagem de língua portuguesa. (Res. 084/2009-CI/CCH)
- Professor(a): Andre William Alves de Assis
Ano letivo: 2018
Ementa: Discussão e reflexão sobre as práticas metodológicas e sobre as teorias de aquisiçãoaprendizagem subjacentes. (Res. 084/2009-CI/CCH)
Objetivo:Discussão e reflexão sobre as práticas metodológicas e sobre as teorias de aquisiçãoaprendizagem subjacentes, visando conhecer as diferentes propostas metodológicas para o ensino da língua estrangeira ao longo de sua história, como também as teorias de aquisição-aprendizagem; detectar as características comuns e diferentes dos vários métodos e teorias de aquisição-aprendizagem de LE; apreciar e posicionar-se em relação as propostas favoráveis e contrárias ao ecletismo metodológico e das teorias de aquisição-aprendizagem de LE; articular os diferentes métodos e teorias de aquisição/aprendizagem de LE com as perspectivas teóricas a eles subjacentes. (Res. 084/2009-CI/CCH)
- Professor(a): Wagner Vonder Belinato
Ano letivo: 2020
Ementa: Elementos de transposição didática relacionados ao ensino da leitura, da produção textual e da análise linguística, analisados em situações-problema no ensino-aprendizagem de língua portuguesa. (Res. 181/2005-CEP)
- Professor(a): Andre William Alves de Assis
Estudo das características fundamentais da obra literária aplicado à prática de leitura de textos literários. (Resolução 181/2005 CEP)
- Professor(a): Weslei Roberto Candido
Ano letivo: 2020
Ementa: Estudo de metodologias e práticas para a educação literária a partir de concepções teórico-históricas sobre literatura. (Res. 084/2009-CI/CCH)
Turma 1
- Professor(a): Mirian Hisae Yaegashi Zappone