A Política Pública do Sangue, Componentes e Hemoderivados deve atender as necessidades do Sistema Único de Saúde – SUS - tendo como princípio a universalidade e integralidade do atendimento nos serviços de saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes.

No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde - SESA - tem a responsabilidade de desenvolver as Políticas Públicas de Saúde. Entre estas, a Política Estadual do Sangue em consonância com a Política Nacional do Sangue do Ministério da Saúde/Coordenação Geral do Sangue e Hemoderivados  e com a Agência Nacional da Vigilância Sanitária- ANVISA.

A principal meta para o estabelecimento da Política Estadual do Sangue é de que a Hemorrede Pública possa criar condições para atender 100% das necessidades de hemocomponentes  dos leitos SUS no Estado do Paraná.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná – Hemepar - é unidade prestadora de serviços da SESA, com 31 anos de existência, com Unidades da Hemorrede nas 22 Regionais de Saúde do Estado sob a forma de sistema integrado da Hemorrede Estadual.

Nestas 3 décadas, desde a sua criação, muitas ações foram desenvolvidas para atender a missão que se constitui em “fornecer produtos e serviços de hematologia e hemoterapia de forma sustentável para a rede assistencial dentro dos padrões  de qualidade” e, desta forma, dispor de sangue para salvar vidas dos cidadãos paranaenses.

O parque de equipamentos evoluiu com a ciência, como também novas tecnologias foram incorporadas e para isso o quadro de profissionais precisa acompanhar essa dinâmica de forma permanente, até por que temos novos profissionais se inserindo nesse tipo de trabalho.

Nas áreas de Hematologia e Hemoterapia ações de cunho educacional vêm acontecendo sob a forma de cursos de curta duração, treinamento em serviço, entre outros.

A demanda por um curso de pós graduação específico para o ciclo de sangue vem de encontro com um antigo anseio de possuir no quadro funcional profissionais com competências e habilidades cada vez mais amplas na área de atuação, bem como capacitar profissionais para entenderem as políticas públicas de saúde, gestão em hemoterapia, gestão da qualidade bem como aprimorar conhecimento  nas áreas de  imunohematologia, sorologia, sistema HLA, hemoglobinopatias, coagulopatias, medicina transfusional, gestão de resíduos e biossegurança.

O curso oportunizará ao aluno entender o processo de trabalho, envolver-se com o desenvolvimento e pesquisas, comprometer-se com o Sistema, gerir o seu trabalho, mudar atitudes.

Os parágrafos acima denotam a importância de viabilizar o curso por meio de uma Instituição Acadêmica de reconhecida competência. 

Objetivos:

  • Desenvolver um curso em nível de pós graduação para a área do Ciclo do Sangue, denominado Curso de pós-graduação em Hemoterapia coordenado pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Maringá.
  • Capacitar profissionais da hemorrede estadual do Paraná para atuar em serviços de hemoterapia de forma a desenvolver ações e cenários inovadores, com vistas à eficiência e eficácia da qualidade de prestação de serviços em atendimento no ciclo do sangue.
  • Desenvolver métodos educacionais que instiguem o aluno a desenvolver propostas para a Hemorrede Estadual em condições de serem aplicadas no âmbito do setor público estadual.
  • Disseminar o conhecimento e a produção científica construídos pelos alunos no decorrer do curso sob a forma de seminários e de publicações de coletâneas divulgadas por meio impresso e/ou eletrônico.