Ano letivo: 2018

Pretendo oferecer este curso como Extensão ou Aperfeiçoamento

Carga Horária - 136 h/a

Público Alvo: Estudantes Indígenas de Graduação (licenciaturas) da UEM

Ano letivo: 2018
Ementa: 
Noções básicas de Libras com vistas a uma comunicação funcional entre surdos e ouvintes no âmbito escolar, no cotidiano, vocabulários, aspectos linguísticos e teóricos.  Conhecer e entender a Libras e a surdez para sociedade escolar. Os vocabulários e a metodologia é a própria estratégia do professor de disciplina de Libras pela área do curso especifico. 
Objetivo:
  • Instrumentalizar os alunos para o estabelecimento de uma comunicação funcional com pessoas surdas, conhecer as concepções sobre surdez compreender a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como uma língua natural;
  • Favorecer o processo de inclusão da pessoa surda, explicar como se constitui e como funciona a LIBRAS, reconhecer a estrutura fonológica, morfológica e sintática da LIBRAS;
  • Expandir o uso da Libras legitimando-a como a segunda língua oficial do Brasil. Caracterizar as variações lingüísticas, iconicidade e arbitrariedade da LIBRAS; • Identificar os fatores a serem considerados no processo de ensino da Língua de Sinais Brasileira dentro de uma proposta Bilíngüe;
  • Conhecer e elaborar instrumentos de exploração da Língua de Sinais Brasileira

Atividade a ser desenvolvida relacionada a urgência e emergência , ligada ao Projeto de Ensino permanente "Suporte Avançado a Vida no Trauma" e a Disciplina de Urgência e Emergência do Internato Médico do Curso de Medicina.

Processo 406/1998-PRO.

Ano letivo: 2017

Elaboração de projetos de pesquisa, considerando-se a determinação de hipóteses, objetivos, preparação de revisão bibliográfica, escolha de metodologias adequadas, relação de materiais a serem usados, com seus referidos valores (custos), consecução de relatório de pesquisa com a interpretação de resultados, conclusões e organização de referências. (Res. 028/2010- CI/CCB)